Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de maro de 2024

Educação

Jovens em liberdade assistida são qualificados para o mercado de trabalho

05 de Outubro de 2021 | 12h 31
Ouvir a matéria:
Jovens em liberdade assistida são qualificados para o mercado de trabalho
Foto: ACM/Secom/PMFS

Em Feira de Santana, 27 jovens que cumprem, ou já cumpriram, medidas socioeducativas receberam o certificado de conclusão em cinco cursos: Informática básica; Direitos Humanos e Cidadania; Iniciação Esportiva; Fibra Ótica; e Musicalidade. A solenidade de entrega dos certificados foi realizada no Teatro Municipal Margarida Ribeiro, nesta segunda-feira (4).

O curso faz parte do projeto Jovem Social, do Ministério Público do Trabalho (MPT). No município, o projeto conta com o apoio do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), do Centro Integrado Empresa Escola (CIEE), da Polícia Militar (PM) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso).

A formação dos jovens ocorreu na sede do Centro Comunitário Luz e Labor, mantido pela Organização Não Governamental (ONG) de mesmo nome, no conjunto Fraternidade. As aulas foram ministradas durante cinco meses. 

Para uma adolescente que participou do curso, o projeto foi de grande importância, sobretudo por fomentar o aprendizado: "Foi maravilhoso eu ter sido incluída nesse projeto. Eu conheci pessoas novas, expandi meu conhecimento e pude encontrar meus amigos todos os dias. Foi bom demais", avaliou.

Para Marco Aurélio, coordenador técnico do projeto, o Jovem Social é uma oportunidade de mudança de vida. "Além de facilitar a inserção no mercado de trabalho, este curso é uma oportunidade para esses jovens evoluírem como seres humanos", disse.

O procurador do MPT, Ílan Fonseca, ressaltou que cada instituição envolvida no projeto deu sua contribuição efetiva na formação dos jovens. "A preocupação de todos é com a vulnerabilidade desses jovens e com sua inserção na sociedade", frisou.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Antônio Carlos Borges Júnior, disse que a parceria entre as diversas instituições foi fundamental para o sucesso do projeto, em Feira de Santana. "Buscamos dar a esses jovens essa formação, para que eles possam voltar às suas atividades de cidadão e trabalhar na sociedade", destacou.

Borges Júnior informou, ainda, que os jovens serão encaminhados a empresas de Feira de Santana pelo CIEE, a fim de que possam trabalhar como jovens aprendizes.



Educação LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje