Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de maro de 2024

Brasil

TCU vai apurar possíveis irregularidades no Enem 2021

19 de Novembro de 2021 | 16h 36
Ouvir a matéria:
TCU vai apurar possíveis irregularidades no Enem 2021
Foto: Leopoldo Silva/ Agência Senado

O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu um procedimento para apurar possíveis irregularidades no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável por organizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O processo vai apurar possíveis ilegalidades na organização do Enem de 2021, especialmente acerca da fragilidade técnica e administrativa relacionadas às interferências na gestão do instituto.

A decisão do TCU foi tomada após um grupo de deputados federais ter se reunido com a ministra Ana Arraes, do TCU, para pedir a saída do presidente do Inep, Danilo Dupas. O tribunal deve analisar a solicitação dos deputados, e a relatoria é do ministro Walton Alencar Rodrigues.

No início de novembro, 37 servidores pediram demissão do Inep. Uma semana depois, em viagem a Dubai, nos Emirados Árabes, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que as questões do Enem "começam agora a ter a cara do governo".

A Defensoria Pública da União (DPU) ajuizou uma ação para pedir que o INEP comprove que a segurança do Enem está mantida e que não há risco de fraude durante o exame, uma vez que pessoas estranhas tiveram acesso ao local de montagem das provas. A DPU também pede explicações a respeito das denúncias de interferência do governo no exame e da debandada de profissionais de carreira do Inep às vésperas da realização do Enem.

FONTE: Bahia.ba



Brasil LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje