Dor de dente se tornou coisa do passado - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Emanuela Sampaio

Dor de dente se tornou coisa do passado

30 de Novembro de 2021 | 15h 28
Ouvir a matéria:
Dor de dente se tornou coisa do passado
Dra. Elane Pimenta

CheckUp Digital Preventivo é uma das maiores novidades da odontologia moderna.

A cada dia que passa, invenções tecnológicas tornam a nossa vida mais fácil. No âmbito da saúde bucal não é diferente. Atualmente, o CheckUp Digital Preventivo tem sido uma evolução no diagnóstico das doenças bucais. A busca pela prevenção está motivando o paciente a ir ao dentista com uma maior regularidade.  "Antigamente nós só éramos procurados quando a doença bucal já estava estabelecida, o que tornava o tratamento mais caro e doloroso", comenta Dra. Elane Pimenta*, cirurgiã dentista.  "O cenário mudou. A odontologia moderna consegue realizar intervenções no início do problema, realizando procedimentos minimamente invasivos",  acrescenta.


O CheckUp Digital Preventivo é um exame realizado por uma câmera intra-oral de alta definição capaz de aumentar em até 60 vezes o tamanho do dente. "É um protocolo simples, realizado por apenas um aparelho",  explica Dra. Elane. "Estando as imagens ampliadas, conseguimos avaliar com precisão a condição bucal do paciente, avaliando de forma minuciosa o dente. Podemos verificar o início de uma infiltração ou detectar uma cárie que ainda não pode ser vista a olho nu", exemplifica.


O procedimento pode ser acompanhado pelo paciente, que consegue ver todas as fotos durante a realização do exame em uma tela, permitindo que ele compreenda o que acontece em sua boca e esclareça as suas dúvidas. As imagens captadas ficam armazenadas nos arquivos digitais do paciente para que o profissional possa acompanhar a evolução do tratamento. E o resultado sai na hora. Vale salientar que exames clínicos e radiológicos também são feitos durante o CheckUp Digital e não há contraindicação para realização.


*Dra. Elane Pimenta é especialista  em  Prótese e Ortodontia e  professora da residência em Reabilitação Oral da ABO- Bahia.



Emanuela Sampaio LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje