Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de maro de 2024

Política

Prefeito de FSA diz que negociação com empresa Rosa está condicionada à retirada de ação judicial

12 de Janeiro de 2022 | 12h 31
Prefeito de FSA diz que negociação com empresa Rosa está condicionada à retirada de ação judicial
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, disse, em entrevista ao Acorda Cidade, na manhã desta quarta-feira (12), que se reunirá com a Rosa, concessionária que opera o serviço de transporte coletivo da cidade, para definir a situação da oferta do serviço. Na última sexta-feira (7), os funcionários da empresa paralisaram as atividades, por falta de pagamento dos salários. Desde então, os ônibus da firma não estão circulando.

O chefe do Executivo Municipal afirmou, ainda, que a Rosa mantém uma ação judicial na qual pede rescisão contratual com a prefeitura. Em Face disso, Colbert Filho destacou que só poderá haver negociação se a empresa retirar tal o processo. “Hoje, teremos uma reunião com a direção da empresa. Há, mais ou menos, dois meses, ela entrou na justiça, contra a prefeitura, para uma rescisão de contrato e, de lá até agora, aguardamos uma movimentação da justiça”, ressaltou, salientando que quando se dá entrada em uma ação judicial, interrompe-se qualquer negociação, passando-se a ficar na dependência da movimentação judicial.

No entanto, segundo Colbert, “a empresa manifestou o interesse de conversar” e que isso pode acelerar as negociações. “Estamos, hoje, antecipando, até por interesse deles e nosso, já que essa situação de agravamento da empresa Rosa aconteceu desde o dia 5. Espero que, hoje, possamos ter uma definição sobre o assunto”, frisou.

Conforme o Acorda Cidade, o prefeito ressaltou que a empresa São João continua prestando os serviços normalmente. Também que a prefeitura tem se esforçado para manter os pagamentos das empresas, fazendo antecipações e pagando as gratuidades. “Um pagamento que nós iríamos fazer a empresa Rosa na primeira semana do ano, antecipamos para pagar no dia 27 do mês passado, porque existiam dificuldades da empresa em complementar os seus compromissos contratuais e, então, nós antecipamos”, relatou.

De acordo com Colbert, a prefeitura a expectativa é avançar nas negociações e chegar a um consenso. “O que nós queremos é ouvir a empresa, já que ela entrou na justiça e ela quer vir. Vamos saber se vai se aguardar a decisão da justiça ou se a gente vai poder avançar, de alguma forma, em um nível de negociação. Se tiver uma retirada de ação, tem uma negociação. Se a decisão judicial permanece, nós não podemos avançar perante a justiça. Não há uma maneira intermediária de fazer isso e, portanto, a maneira de se conversar é com a retirada da ação”, explicou.

O gestor salientou, ainda, que a proposta é chegar a uma rescisão amigável. “Existem dificuldades na empresa, existem, e nós reconhecemos isso, mas a outra empresa também tem dificuldades e está, de alguma forma, superando essas dificuldades. Se a empresa Rosa apresenta dificuldades maiores, o que nós precisamos ver é o nível exato, para admitir, em último caso, essa questão específica da intervenção”, observou.

Conforme o prefeito, a intervenção pode acontecer. Ele, entretanto, descartou a aplicação de subsídios municipais. Isto porque, segundo ele, subsídios só podem ser aplicados através de orçamento próprio.

Reajuste – Ainda de acordo com o Acorda Cidade, apesar dos problemas no transporte público, Colbert informou que a prefeitura está avaliando a possibilidade de reajuste da tarifa. Também a realização de uma nova licitação, mas com a participação de mais empresas.



Política LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje