O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou nesta quinta-feira (6) que o estado vai adquirir novas armas para os agentes das forças de segurança. A declaração foi feita durante o lançamento do Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Salvador, promovido pela Prefeitura da capital.
“Eu vou comprar mais armas, e armas potentes para enfrentar o crime na altura que o crime merece”, afirmou o governador, destacando que o armamento é uma “ferramenta de trabalho” essencial para os policiais.
O evento contou com a presença do prefeito Bruno Reis (União Brasil) e do secretário estadual da Segurança Pública, Marcelo Werner. Segundo Jerônimo, sua participação e o apoio ao plano municipal fazem parte das medidas discutidas com o prefeito em reunião conjunta realizada no fim de agosto.
Durante o discurso, o governador enfatizou que a segurança pública deve ser tratada como uma pauta nacional, devido à expansão de facções criminosas em diferentes regiões do país. Ele citou a operação policial realizada recentemente no Rio de Janeiro como exemplo da atuação interestadual do crime organizado.
“O problema da segurança pública não é localizado, não é de um município, não é de um estado. O que vimos na operação do Rio de Janeiro revela a quantidade de criminosos de outros estados e a forma como eles se mobilizam”, disse Jerônimo, reforçando que sua gestão não adota “negacionismo de propostas de segurança pública”.