A Academia de Educação de Feira de Santana realiza no dia 28 de agosto, das 8h às 17h, o 1º Seminário TEA.
A médica Dra. Talita Lelis esteve ao lado da mãe, Ednalva Lelis, em um momento de carinho e celebração, marcando o aniversário de 74 anos de Ednalva no último dia 22 de agosto. A festa surpresa foi organizada por Talita e seus quatro irmãos — Cláudia, Rangel, Daniela e Diogo — incluindo os que vieram de outras cidades para tornar a ocasião ainda mais especial.
O jantar português, preparado pelo Chef Vitor Pires, foi acompanhado da música da flautista Maura, decoração da talentosa Layara Fagundes e doces da Duda Argolo Confeitaria. Ao lado do esposo, Sr. Lelis, Ednalva recebeu todo o carinho da família, celebrando a importância de momentos que unem afeto e alegria.
Imagine dançar um xote debaixo das estrelas, com a brisa do mar e o som da sanfona embalando a noite. É essa experiência que a Península de Maraú vai oferecer de 5 a 7 de setembro, com o 1º Encontro de Forró Pé de Serra, uma iniciativa da Prefeitura de Maraú, por meio das Secretarias de Turismo e Cultura, que promete reunir artistas, moradores e turistas em uma grande celebração da música nordestina.
O evento trará shows de músicos locais e convidados especiais, entre eles PH do Acordeon, de Ilhéus, e a multiartista paraibana Mayana Neiva. Além dos espetáculos musicais, a programação inclui painel de prosa sobre a valorização da cultura nordestina, cortejo, aulões de dança e muita interação com o público.
“Maraú adora um pé de serra. Esse encontro chega para valorizar a rica cena de forró que temos aqui na Península, com ótimos músicos que aqui nasceram e outros de vários cantos do país que escolheram Maraú como casa. Eles são os protagonistas”, destaca o secretário de Turismo, Hagmar Madeira.
A programação vai ocupar dois espaços emblemáticos da península: a Praça das Mangueiras, no centro da vila, e o Lá em Casa, tradicional reduto de forró em Barra Grande, que será reconhecido oficialmente pelo prefeito Isravan Barcelos como a casa oficial do forró do distrito de Barra Grande.
“O forró pulsa no Lá em Casa e será um enorme prazer reconhecê-lo como patrimônio cultural da nossa cidade”, afirma o prefeito Isravan.
A ideia é que de dia turistas e moradores possam aproveitar as praias paradisíacas de Maraú e à noite se encontrem ao som do forró. Com o 1º Encontro de Forró Pé de Serra, Maraú reforça sua vocação de unir cultura, tradição e belezas naturais, consolidando-se como destino turístico vibrante e autêntico.
SERVIÇO
Primeiro Encontro de Forró da Península de Maraú
De 5 a 7 de setembro
Vila de Barra Grande – Península de Maraú – Bahia
Atrações: Paia de Milho, Mayana Neiva, Baião a Dois, PH do Acordeon, Trio Curió, Forró de Lua e DJs Caio Becker e Autran.
O Hospital Estadual 2 de Julho, por meio da sua Comissão de Humanização, realiza no próximo dia 27 de agosto, às 14h, no Salão Real (2º andar), uma programação especial em alusão ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
Neste ano, o evento traz como tema “Não deixe chegar ao fim da linha” e contará com a presença da Dra. Fabiane, convidada como palestrante especial. A proposta é ampliar o diálogo, reforçar a importância da prevenção e inspirar a construção de uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres.
Neste ano do Brasil na França e da França no Brasil, a chef Tereza Paim, é um dos nomes presentes na série Por Trás do Prato, que estreia nesta sexta-feira, 29 de agosto, no GNT e Globoplay, às 22h15. A série documental original idealizada e apresentada pela chef Ana Luiza Trajano, com produção do Instituto Brasil a Gosto, vai mostrar paralelos entre o patrimônio alimentar brasileiro e o francês por meio de receitas e histórias. "Um projeto maravilhoso que com certeza vai fisgar os telespectadores da GNT e da Globo Play. Uma delícia poder levar o universo da comida baiana para às telas!", vibra Tereza, que integra a série, com muitas dicas e curiosidades gastronômicas.
A série é dividida em oito episódios e cada um parte de preparos tradicionais nos dois países, trazendo os sabores da feijoada e cassoulet, crepe e tapioca, torresmo e rillon, mas tem nos personagens seu fio condutor. Assim, o patrimônio alimentar brasileiro e o francês são abordados através do olhar e do fazer desses personagens convidados, enfatizando a importância de tais saberes para suas vidas, comunidades, territórios e origens.