Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quarta, 26 de fevereiro de 2020

Saúde

Em três dias de Micareta, um caso positivo de HIV

27 de abril de 2015 | 08h 37
Em três dias de Micareta, um caso positivo de HIV
Os testes foram feitos no Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante
Dos testes rápidos para diagnóstico do HIV, realizados entre quinta-feira, 23, e o sábado, 25, na Micareta de Feira, um deles foi positivo. Também tiveram cinco para Sífilis. Não houve casos confirmados para as hepatites B e C. Os testes foram feitos no Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante, instalado no Circuito Maneca Ferreira.
 
Somente no primeiro dia oficial da folia de Momo foram feitos 92 testes no total. Na sexta-feira, 24, foram 104 e no penúltimo dia da festa, 128. As pessoas com diagnóstico positivo para o HIV e a Sífilis saíram com as consultas já marcadas para atendimento no Programa Municipal de DST/HIV/aids, onde serão acompanhadas.
 
A demanda para realização do teste rápido é espontânea. Basta ter acima de 13 anos e apresentar um documento com foto. Aquelas pessoas com idade inferior devem estar na companhia do responsável. O resultado sai entre 15 a 20 minutos.
 
É feita uma pequena furada no dedo para coletar o sangue que será submetido à análise. Antes, a pessoa passa por um aconselhamento, onde serão orientadas sobre o uso correto dos preservativos e das doenças sexualmente transmissíveis. Também respondem a um questionário, sendo que de forma segura e sigilosa.
 
Segundo a coordenadora do Programa, o objetivo da iniciativa em plena Micareta é ampliar o diagnóstico das doenças. “Assim como no ano passado, percebemos que as pessoas estão mais mobilizadas e preocupadas com a saúde, mesmo sendo um período de festa”, afirma.
 
Ela ressalta que a equipe que atua na realização dos testes é preparada conforme as normas do Ministério da Saúde. Atuam enfermeiros, bioquímicos, assistentes sociais, psicólogos e técnicos de laboratório.
 
O Programa Municipal de DST/HIV/aids funciona no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Lêda, na rua Germiniano Costa.


Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje