MPF investiga gestão do Hospital Estadual da Criança - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Saúde

MPF investiga gestão do Hospital Estadual da Criança

07 de Maio de 2015 | 14h 24

Procurador quer saber se os recursos pagos pelo estado são empregados de forma devida

MPF investiga gestão do Hospital Estadual da Criança
Declarações do secretário de Saúde despertaram desconfiança sobre o correto uso do recurso público pelo IMIP, que gerencia a unidade

Apurar denúncias de irregularidades na gestão do Hospital Estadual da Criança (HEC) em Feira de Santana/BA. Esse é o objetivo do Inquérito Civil instaurado pelo Ministério Público Federal (MPF) em Feira de Santana na última terça-feira, 5 de maio. O MPF também pediu ao Departamento Nacional de Auditoria do SUS que faça uma inspeção no hospital.

Uma denúncia recebida pelo MPF, em abril deste ano, apontava que o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, contratado para gerir o hospital, não estava cumprindo acordo e metas do contrato firmado com o Estado da Bahia. Mas alegando atraso nos pagamentos, o HEC ameaçou há um mês reduzir ou até suspender as atividades.

Ao informar sobre a abertura do inquérito, o MPF também destacou que foi noticiado que o secretário Estadual de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, queixou-se de que o governo baiano tem gastado muito, pagando cirurgias fora do estado, sendo que há um contrato para que as cirurgias sejam feitas no HEC. O secretário também falou sobre a abertura de sindicância para investigar o que o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMPI) tem feito com os recursos repassados.

O procurador da República Samir Cabus Nachef Júnior, autor do inquérito, requisitou à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia fotocópias do contrato e informações sobre os fatos, o que foi requisitado também ao IMIP.

O contrato do IMIP com o estado se encerra em 31 de maio, mas não foi divulgado quem vai assumir a gestão da unidade ou se o acordo será informado. A direção do IMIP decidiu não se manifestar enquanto não for comunicada oficialmente sobre a ação do MPF.

Confira aqui a íntegra do Inquérito.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje