Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sábado, 08 de agosto de 2020

Saúde

Hospital de Paulo Afonso terá 20 novos leitos de UTI

22 de maio de 2015 | 10h 08
Hospital de Paulo Afonso terá 20 novos leitos de UTI
Ampliar os serviços de saúde no município de Paulo Afonso e região, com a inclusão de 20 novos leitos de UTI, e garantir a manutenção do curso de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), são alguns dos objetivos do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, ao visitar o Hospital Nair Alves de Souza (HNAS) nesta sexta-feira (22). 
 
A proposta em curso da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) é viabilizar a transferência do HNAS, que atualmente é administrado pela da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), órgão ligado ao Ministério da Educação, a fim de torná-lo uma unidade universitária.
 
A visita in loco junto com a presidente da Ebserh, Jeane Michel, e representantes da prefeitura de Paulo Afonso e da Chesf, visa dar celeridade a assinatura de um protocolo de transferência a ser firmado nos próximos meses. 
 
No cronograma desenhado, a transferência completa será realizada em três anos e por fases. Em 2016 a Chesf continuaria como responsável pela manutenção e recursos humanos; em 2017, parte dos recursos humanos serão da Ebserh, enquanto a Chesf mantém o pagamento da manutenção e a outra parte dos funcionários; já em 2018, a Ebserh será responsável por todo quadro funcional, reduzindo às obrigações da Chesf a manutenção. 
 
Além disso, a partir do quarto ano, a Secretaria da Saúde da Bahia passará a ser o provedor das despesas hospitalares em detrimento da Chesf. “Gradativamente serão instalados 20 leitos de UTI Adulto e UTI Neonatal”, destaca Fábio Vilas-Boas, que ressalta ainda a importância das emendas parlamentares no fortalecimento da iniciativa. “Já temos a R$ 3 milhões de emendas individuais, mas isso deve, no mínimo, dobrar até o final do ano”, pontua o titular da pasta da Saúde. 
 
Também estarão presentes na visita o secretário estadual de Relações Institucionais, Josias Gomes, e o prefeito de Paulo Afonso, Anilton Pereira.


Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

CHARGE DO BOREGA

As mais lidas hoje