Hospital Clériston Andrade começa a realizar exames de CPRE - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Saúde

Hospital Clériston Andrade começa a realizar exames de CPRE

09 de Junho de 2015 | 10h 42
Hospital Clériston Andrade começa a realizar exames de CPRE
Hospital Clériston Andrade começa a realizar exames de CPRE
O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) inova em tecnologia com a aquisição de um Duodenoscópio e se torna o primeiro hospital público de Feira de Santana e região, a iniciar o serviço de retirada de cálculos das vias biliares, sem cirurgia com corte, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 
 
Nesta terça-feira (2), os médicos Victor Galvão e Marcelo Mesquita, juntamente com a equipe de enfermagem do HGCA, iniciaram, com sucesso, o serviço de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), com a retirada de dois cálculos da via biliar de uma paciente que estava internada na unidade. “Este é um exame diagnóstico que permite visualizar a vesícula biliar, pâncreas e os canais que drenam estes órgãos, bem como o fígado, se tratando de um dos exames considerados tecnicamente mais difíceis de toda a medicina” explicou Victor Galvão. 
 
Juntamente com a Colonoscopia, a CPRE vem agregar valor ao Serviço de Endoscopia Digestiva Terapêutica do HGCA (SET–HGCA) e prestar um grande serviço à comunidade. “Com a introdução deste novo procedimento no HGCA, muitos pacientes serão beneficiados por não mais necessitarem de regulação para Salvador, deixando de aguardar muito tempo para que o tratamento seja realizado, diminuindo assim os riscos de complicações”, finalizou o médico. 
 
De acordo com o diretor-geral do HGCA, José Carlos Pitangueira, inicialmente, o procedimento será realizado apenas em caráter de urgência, para pacientes internados no  hospital. “Planeja -se  a criação do Centro de Hemorragia Digestiva do Interior (CHDI), um Serviço de Endoscopia Digestiva completo e independente, no qual será possível também o atendimento ambulatorial no HGCA”, afirma Pitangueira.


Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje