Inaugurada no Martagão Gesteira 1ª UTI Neonatal Cirúrgica da Bahia - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Saúde

Inaugurada no Martagão Gesteira 1ª UTI Neonatal Cirúrgica da Bahia

16 de Junho de 2015 | 16h 17
Inaugurada no Martagão Gesteira 1ª UTI Neonatal Cirúrgica da Bahia

A primeira UTI Neonatal Cirúrgica da Bahia foi inaugurada com dez leitos, no Hospital Martagão Gesteira, em Salvador, nesta terça-feira (16), pelo governador Rui Costa. A unidade já recebeu a pequena Ester, de ilhéus, que, com 23 dias de vida já se prepara para fazer uma cirurgia neurológica, na sexta-feira (19), para corrigir um problema na coluna.

Durante a inauguração, o governador observou que os recém-nascidos precisam de atendimento mais rápido, para garantir a sua sobrevivência. “Nossa meta é zerar a fila de espera de UTI infantil e de cirurgias. Teremos UTI também no hospital de Feira de Santana, onde o Martagão Gesteira está assumindo a administração do Hospital da Criança. A unidade do Roberto Santos também será inaugurada nos próximos dias".

Os dez leitos inaugurados hoje vão beneficiar mensalmente cerca de 60 recém-nascidos com necessidades cirúrgicas, especialmente nas áreas de neurocirurgia e cirurgia cardíaca. As obras para a implantação da UTI duraram cerca de sete meses e o investimento, incluindo mobiliário e equipamentos, foi de cerca de R$ 2,56 milhões. A iniciativa é fruto da parceria entre a Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, entidade mantenedora do Hospital Martagão Gesteira, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

A mãe de Ester, Ceilma Souza, diz que não havia vagas para a realização da cirurgia. “Foram 23 dias esperando e quando foi ontem, ela ingressou na UTI. Agora já vai ser feita a cirurgia e vamos aguardar a recuperação”. Segundo dados da Sesab, na Bahia são registrados 200 mil nascidos vivos por ano, dos quais 10% precisam de cirurgia.

O coordenador da UTI, Samir Nahass, disse que a unidade possui equipamentos específicos para neonatologia, de última geração. “Fazemos cirurgia cardíaca, urológica, neurológica, vascular, e diversas outras. Já recebemos a primeira paciente [Ester], que está passando pelo pré-operatório e deverá ser operada na sexta-feira”.

Referência

O Martagão Gesteira é referência em pediatria e realiza, mensalmente, cerca de cinco mil atendimentos ambulatoriais e 700 internações. Para garantir o funcionamento destes dez leitos, a Secretaria da Saúde da Bahia irá custear integralmente a sua manutenção, com R$ 6,6 milhões por ano. Cerca de 62 colaboradores entre médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais devem trabalhar diretamente na unidade.

FONTE: SECOM-BA



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje