Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de maro de 2024

Saúde

Hospital Aristides Maltez suspende atendimento a novos pacientes, por causa do surto de Covid-19

22 de Janeiro de 2022 | 11h 21
Ouvir a matéria:
Hospital Aristides Maltez suspende atendimento a novos pacientes, por causa do surto de Covid-19
Foto: Divulgação

Em função do significativo aumento de casos de Covid-19 na Bahia, o Hospital Aristides Maltez (HAM), braço operacional da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), irá suspender, a partir da próxima segunda-feira (24), o recebimento de novos pacientes.

O objetivo é evitar a disseminação do vírus e, com isso, assegurar o atendimento dos casos oncológicos graves, que ocupam a unidade para realização de procedimentos como quimioterapia e radioterapia.

Por meio de nota, a direção do hospital, que está localizado no bairro de Brotas, em Salvador, disse que as novas normas de funcionamento visam a segurança dos pacientes e funcionários.

Conforme o G1, o diretor administrativo do HAM, Washington Couto, explicou que estão suspensas consultas agendadas para ambulatório e que, no momento, a prioridade são os pacientes internados com doenças graves. “Infelizmente, estamos sendo obrigados a suspender a triagem, ou seja, durante a próxima semana, não receberemos novos pacientes e não realizaremos cirurgias eletivas”, lamentou.

O gestor enfatizou, ainda, que, apenas assim, é possível “garantir o atendimento aos pacientes mais graves, como aqueles internados, os que realizam Quimioterapia e Radioterapia, os que precisam passar por cirurgias de emergência e urgência, e os que necessitam de UTI”.

De acordo com Washington Couto, a interrupção dos serviços deve durar até o dia 28 de janeiro. “Os pacientes agendados para ambulatório terão as consultas suspensas entre os dias 24 e 28 de janeiro. Esperamos conseguir reduzir número de pessoas com COVID-19, inclusive, entre o nosso quadro de colaboradores”, frisou.

 

Confira as atuais diretrizes do Hospital Aristides Maltez (HAM):

 

1. As medidas serão válidas entre os dias 24 e 28 de janeiro de 2022, podendo ser revistas a qualquer tempo;

2. Suspensão do funcionamento da triagem;

 

3. Estão mantidos todos os tratamentos e consultas de Quimioterapia e Radioterapia;

4. Nos ambulatórios gerais, o atendimento estará restrito aos pacientes em revisão de pós-operatório, Cuidados Paliativos, Clínica de Dor, PAPO (distribuição de bolsas) e Ambulatório de PICC;

5. Suspensão de cirurgias eletivas. Manter a realização de cirurgias com reserva de UTI, cirurgias para implante de portocath, urgências e de pacientes já internados;

6. Manter a realização de exames de imagem (tomografia, raios x, ultrassonografia, medicina nuclear, EDA e colonoscopia) e Laboratório de Análises Clínicas;

7. Manter obrigatório o uso de máscaras no hospital;

8. Suspensão dos eventos a serem realizados no auditório;

9. Suspender reuniões com número de pessoas acima de 10;

10. Manter suspensas as visitas hospitalares a pacientes internados em enfermarias, apartamentos (permanecendo um acompanhante durante 12 horas e troca), UTI geral e cirúrgica;

11. Suspensão de todos os estágios e internatos, mantendo as residências médica e multiprofissional;

12. Permitir apenas quatro pessoas circulando nos elevadores;

13. A entrada de acompanhantes nos serviços de Quimioterapia e Radioterapia estará restrita aos pacientes com necessidades particulares.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje