O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente norte-americano Donald Trump se reuniram neste domingo (26), na Malásia, para discutir o tarifaço imposto por Washington a produtos brasileiros. O encontro marcou um gesto de reaproximação entre Brasil e Estados Unidos após um período de tensão política entre os dois países.
Em publicação nas redes sociais, Lula destacou que o diálogo foi “franco e construtivo” e afirmou que ambos concordaram em acelerar as negociações para resolver pendências comerciais e sanções aplicadas a autoridades brasileiras.
“Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo, na Malásia. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras”, escreveu o presidente brasileiro no Instagram.
A conversa entre os líderes durou cerca de uma hora. Durante coletiva à imprensa, Donald Trump afirmou estar confiante na possibilidade de um acordo que reduza as tarifas impostas aos produtos do Brasil.
“Acho que vamos conseguir fazer alguns acordos muito bons que estamos discutindo, e acredito que teremos um relacionamento muito positivo”, declarou o norte-americano.
O encontro ocorreu durante a 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), evento que reúne chefes de Estado de diversos países convidados pelo bloco econômico.