O comércio do centro de Feira de Santana não funcionará nos feriados nacionais dos dias 15 e 20 de novembro, conforme informou o presidente do Sindicato Empresarial do Comércio (Sicomfs), Marco Silva. Apenas as lojas localizadas em shoppings e bairros estão autorizadas a abrir nessas datas, seguindo o que determina a norma coletiva vigente.
Os trabalhadores que atuarem nesses estabelecimentos deverão receber folga compensatória ou indenização pelo dia trabalhado.
A decisão foi debatida durante a primeira reunião da Convenção Coletiva 2025-2026, realizada na terça-feira (4), entre representantes do sindicato patronal e do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Feira de Santana. Segundo Marco Silva, não houve avanços nas negociações sobre a liberação do funcionamento das lojas do centro nos feriados.
“Feira de Santana enfrenta, como todo comércio físico, a forte concorrência do comércio eletrônico, que funciona todos os dias, sem interrupções, e praticamente não gera emprego ou arrecadação local. Nós defendemos que o centro também possa funcionar para preservar os postos de trabalho, mas não houve sensibilidade por parte do sindicato dos comerciários neste momento”, afirmou o presidente do Sicomfs.
Uma nova rodada de negociação está marcada para a próxima terça-feira (11), embora a data seja próxima ao feriado da Proclamação da República, no dia 15.
Marco Silva destacou que o objetivo é garantir segurança jurídica e previsibilidade para o setor.
“O comércio de Feira de Santana precisa continuar forte, e buscamos sempre soluções que preservem empregos e mantenham o equilíbrio nas relações de trabalho”, finalizou.
As informações são do Acorda Cidade.