A decisão da Prefeitura de Feira de Santana que autoriza o funcionamento do comércio do centro da cidade no feriado do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, pode ser revista. A sugestão foi feita pelo vereador Silvio Dias (PT) durante a sessão desta quarta-feira (12) da Câmara Municipal.
O parlamentar pediu que o Executivo Municipal reavalie a medida, em diálogo com o Sindicato do Comércio e o Sindicato dos Empregados no Comércio, e estude a possibilidade de trocar o feriado — mantendo o Dia da Consciência Negra com o comércio fechado e transferindo o expediente para o Dia da Proclamação da República, celebrado em 15 de novembro.
O decreto municipal publicado nesta quarta (12) determina que no dia 15 o comércio do centro ficará fechado, com funcionamento apenas nos bairros e shoppings centers. Já no dia 20, as lojas do centro estão autorizadas a funcionar das 9h às 16h, além de o comércio dos bairros e os shoppings poderem abrir normalmente.
Silvio Dias se mostrou contrário à abertura das lojas no feriado da Consciência Negra, defendendo que a data seja respeitada como dia de reflexão e valorização da população negra. Ele argumentou que o fechamento do comércio permitiria a participação dos trabalhadores nas atividades alusivas à data.
“É uma conquista importante de reconhecimento histórico e social, especialmente em uma cidade cuja maior parte da população é negra”, afirmou o vereador.
As informações são do portal Acorda Cidade.