A PolÃcia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram, nesta terça-feira (25), a Operação Gênesis, que apura um possÃvel esquema de fraude em licitações, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo contratos da Prefeitura de Itacaré, no Litoral Sul da Bahia.
Além de Itacaré, cerca de 30 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em municÃpios da região, incluindo Itabuna, Ilhéus, ItajuÃpe, Ubaitaba e Jequié, além da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no EspÃrito Santo.
De acordo com a PF, uma parcela significativa dos valores investigados teria sido desviada por agentes públicos municipais, com a participação de empresas e intermediários.
Nesta fase, o objetivo é aprofundar a coleta de provas para esclarecer o funcionamento do esquema, identificar o grau de participação de cada investigado e assegurar o ressarcimento dos recursos desviados.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de fraude em licitação, peculato, corrupção ativa e passiva, e lavagem de dinheiro. Outros delitos podem ser acrescentados conforme o avanço das investigações.