Tão vivo quanto a lenda, o grupo baiano Matita Perê está de volta aos palcos com o Recital Alumiar, em Salvador, celebrando seus 26 anos com um repertório que perpassa vários momentos da jornada, além de composições e arranjos da safra mais recente. A próxima apresentação acontece dia 5 de dezembro (sexta-feira), às 20 horas, no espaço Canto Alumiar, na Pituba.
Borega – chargista do jornal Tribuna Feirense e também artista plástico e músico – integra o Matita Perê, que se apresenta em formato reduzido de trio. Ele (violão, voz e arranjos) se junta aos outros integrantes Luciano Aguiar (violão e voz) e Rafael Galeffi (viola, violoncelo e voz), para trazer um repertório que contempla seus dois álbuns lançados, Matita Perê (2001) e Reino dos Encourados (2017) – este último um CD que contou com o apoio da Tribuna Feirense e é uma homenagem à Princesa do Sertão.
“É um trabalho complexo, de viés camerístico, pela concentração dos elementos de arranjo em menos instrumentos. E eu acho que a execução, em trio, lançou luz sobre alguns detalhes de arranjo e acabou trazendo novas cores nessa volta do Matita!”, comentou o arranjador Borega.
A concepção do show também está atrelada à ideia de circularidade do Espaço Canto Alumiar, com sua mandala ao chão. Terapêutico, o lugar está sendo especialmente preparado para o recital. “Esse convite de nosso querido Leonardo Cunha de tocar lá, num espaço acolhedor, de ótima energia e muito bonito, nos deu essa perspectiva da atenção necessária à música, sobretudo à obra dos autores e aos detalhes dos arranjos, que são a alma do Matita Perê”, explicou Luciano Aguiar.
Do primeiro disco, o trio traz algumas das composições autorais mais conhecidas de seu público, como Rosiana (Borega e Luciano Aguiar); Samba dos Alfaiates da Misericórdia (Borega); e Triângulo e De Itajubá, ambas de Luciano Aguiar. Do Reino dos Encourados, estão lá Decisão, parceria de Borega com o poeta feirense Roberval Pereyr; Passarinho e Licor de Jenipapo, ambas de Luciano Aguiar; e a vencedora na categoria instrumental do Festival Educadora FM (2016), Baião Bachiado (Borega).