Inaugurado em 1984 como unidade assistencial, o Hospital
Geral Clériston Andrade (HGCA) começou a transformar seu perfil de atuação a
partir da criação da Residência em Clínica Médica, em 1992, tornando-se uma
unidade docente-assistencial. Embora tenha havido, inicialmente, uma
resistência a essa mudança, a ampliação dos programas de Residência Médica e do
número de estudantes de diversas áreas consolidou essa vocação, que foi
incorporada à rotina da unidade. Com a implantação do curso de Medicina da UEFS,
em 2003, esse campo de ensino tornou-se ainda mais essencial.
Hoje, o governador Jerônimo, inaugurou o novo Centro de
Ensino e Pesquisa do HGCA, que contou com investimentos de quase R$ 4,5
milhões. A instalação transcende o espaço físico, visando alavancar a qualidade
da formação profissional e da pesquisa científica. O governador destacou: “É um
espaço muito aguardado, que vai fortalecer a produção científica, a formação de
profissionais qualificados e o desenvolvimento de pesquisas em parceria com
universidades públicas e privadas, como a UEFS e a UFRB”.
O espaço conta com consultórios, salas de aula, auditório
com capacidade para 150 pessoas e uma sala de simulação realística, o que
permitirá a realização de eventos científicos e o aprimoramento do treinamento
de alunos e profissionais. Atualmente, o HGCA possui programas de residência
médica em áreas como Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ortopedia, Medicina
Intensiva, Neurocirurgia, Neurologia, Endoscopia e Anestesiologia, com outras
especialidades em processo de implantação.
O governador, ao lado da secretária de Saúde, Roberta
Santana, e da diretora Cristiana França, consolida um avanço e uma mudança de
paradigma no modelo docente-assistencial da rede estadual de saúde. É evidente
que a pesquisa exige alocação de recursos e comitês de ética estruturados, mas,
sem dúvida, este é um marco que merece aplausos.