Órgão também instalou Estação de Descarte Provisório
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), em parceria com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), intensificou as ações de limpeza urbana, em Feira de Santana. Nos últimos 20 dias, uma força-tarefa removeu mais de 100 caçambas de resíduos sólidos da Rua Macário Cerqueira, localizada no bairro Muchila.
A via estava completamente obstruída pela vegetação e por um
grande volume de entulho, proveniente da construção civil. Agora, passa por um
processo de limpeza e ordenamento estrutural.
De acordo com a Prefeitura Municipal de Feira de Santana
(PMFS), o objetivo é recuperar totalmente o ambiente para a população. E
prepará-lo para as obras de pavimentação que serão iniciadas, em seguida, pela
Seinfra, conforme determinação do prefeito José Ronaldo de Carvalho (União).
O cronograma de limpeza de descartes irregulares já passou,
recentemente, por outros pontos da cidade, como a Avenida Transnordestina; a Alameda
4, no bairro Santa Mônica; e a Rua Lopes Rodrigues.
Para evitar que o local volte a ser utilizado como ponto de despejo
de resíduos, a Sesp instalou uma Estação de Descarte Provisório no trecho. A
estrutura conta com três grandes caixas de coleta, e uma placa oficial de
sinalização, com a mensagem: "Cidade limpa é cidade de todos: descarte seu
resíduo no lugar certo e faça parte da transformação!". A medida visa
oferecer um espaço ordenado e adequado, para carroceiros e pequenos geradores
realizarem o descarte correto, impedindo a degradação da via pública.
O titular da Sesp, Justiniano França, destacou que o trabalho
inicial busca conscientizar e orientar a comunidade, mas alertou que a
fiscalização será rigorosa. "Nós já estamos, há cerca de 20 dias,
trabalhando nesta localidade. É uma avenida muito grande e conhecida da cidade,
e queremos concluir tudo até a próxima semana. No momento, queremos trabalhar
com a orientação, mas caso continuem fazendo o descarte de forma irregular, nós
vamos aplicar as sanções que a lei determina, para que essa prática seja
exterminada por força da lei", afirmou.
A placa instalada na Estação Provisória reforça o cumprimento
de duas importantes legislações municipais de Feira de Santana: a Lei Nº
3.785/2017 e a Lei Nº 3.987/2019. A legislação vigente prevê regras estritas
para o Município, responsabilidade dos Grandes Geradores, coleta Seletiva
Obrigatória e aplicação de Multas, em caso de descumprimento e descarte ilegal
em áreas públicas, variando de R$ 500 a R$ 3 mil para infrações leves, e
valores a partir de R$ 3,1 mil para infrações graves.
O Governo Municipal reforça que manter a cidade limpa é um
dever compartilhado e pede a colaboração dos moradores para denunciarem
descartes clandestinos e utilizarem as caixas coletoras disponibilizadas.