Os resultados eleitorais do segundo turno confirmam o que já
havia sido desenhado no turno inicial: os eleitores encolheram a esquerda e
fortaleceram o Centrão e a direita. No primeiro turno o grupo de 3.123 cidades
que deu vitória a Lula no 2º turno de 2022 elegeu no domingo (6.out) só 217
prefeitos do PT nas eleições municipais . No Nordeste das noves capitais a direita e centro ficaram com sete. O PT conseguiu vitória, até o momento, no segundo
turno, em Fortaleza, Camaçari, Pelotas,
Mauá. E perdeu em Natal, Porto Alegre,
Anapólis, Diadema, Cuiabá, Sumaré, Caucaia, Olinda, além de São Paulo onde
apoiou fortemente o candidato Boulos( PSOL). Com esse resultado os partidos
ligados ao Centrão e a direita- não necessariamente bolsonarista- saíram como vencedores nessa eleição.