Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, segunda, 22 de junho de 2026

César Oliveira

A eleição de Trump e o cansaço da agenda woke

15 de Novembro de 2024 | 21h 52
A eleição de Trump e o cansaço da agenda woke

A esmagadora vitória de Trump, nos EUA, levando todo Congresso, sinaliza que mais do que eventuais qualidades – não é aceitável quem tenta golpear a democracia americana- do presidente eleito o que pautou a eleição foi a agenda de governo. O EUA, atualmente, está sendo governado pelo segundo escalão pois Biden, de forma evidente, já não apresenta condições mentais de ocupar o cargo. E a Kamala Harris, que herdou a campanha de forma gratuita, não mostrava consistência para ser eleita.

A agenda defendida pela esquerda americana  incluía aborto, ativismo  “woke”, enquanto a população- maioria- está preocupada com economia, emprego, segurança. Exatamente as pautas que Trump prometia melhoria.  Woke é um termo que passou a definir diferentes agendas e movimentos sociais, particularmente aqueles alinhados à esquerda. Nessa eleição, no entanto, a esquerda americana já não tinha discurso nenhum a oferecer a maioria da população, por isso a acachapante derrota.

Aliás, empresas como Toyota, Jack Daniel’s, Harley Davidson, John Deree, estão reduzindo seu apoio a agenda woke. Microsoft, Meta, Google, estão fechando áreas corporativas de diversidade.

A eleição de Trump foi uma sinalização das expectativas reais da população. 



César Oliveira LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge

As mais lidas hoje