Você tem clareza de sua missão neste mundo? Todos nós encontramos pessoas descontentes, que vivem insatisfeitas com sua aparência, seu corpo, com a esposa, o esposo, os filhos, os colegas de trabalho e com tudo o que tem e fazem. Quem não está contente consigo mesmo espalha tristeza, pessimismo, insatisfação no ambiente familiar, profissional e social.
NA VIDA somos chamados a ser vencedores. Temos, por natureza, o desejo de crescer e ter sucesso. Porém, quando não educamos a vontade, facilmente, nos entregamos à busca do mais fácil e, ao que exige menos esforço. Ou seja, permanecemos na zona de conforto, que nos leva a acomodarmo-nos na vida familiar, profissional, financeira e espiritual.
MUITOS se perguntam: “Por que algumas pessoas passam por grandes problemas e tem sucesso e outras, que enfrentam situações relativamente menores, fracassam?” A diferença está na situação emocional, na autoestima, autoconfiança, na fé e na esperança cristã, que sempre nos dão a certeza da vitória. A vida neste mundo é muito curta para ser vivida de qualquer jeito. Uma vida, sem fé e esperança, é vazia de sentido!
CADA criatura é uma obra-prima de Deus, todos nós temos qualidades, possibilidades e uma missão no mundo. Na fé e esperança em Deus, encontramos a resposta para manter o equilíbrio emocional nos sofrimentos, nas doenças, nas calúnias, ingratidões e em qualquer dificuldade. Venha o que vier, não importa o tamanho do problema, nós sabemos em quem colocamos nossa esperança e conseguiremos passar pelas tempestades da vida. Por isso, nunca devemos desesperar!
NOSSA vida aqui é passageira. Quando só olhamos para o que é deste mundo e fixamos o coração nos bens perecíveis, vivemos com medo de perder o dinheiro, as posses e o patrimônio. Qualquer contrariedade que aconteça é motivo de nos abalar emocionalmente. Mas, se nosso coração está em Deus, podemos ter riquezas e, diante das contrariedades, não nos abalamos porque estamos firmes no Senhor.
O SEGREDO de viver com alegria e ter êxito na vida, é saber onde fixamos nosso olhar. É preciso que ele esteja voltado para a eternidade. Isso exige esforço, renúncia e doação. Aconteça o que acontecer aqui na Terra, nada tem poder de nos desanimar. Nosso destino é o céu! Por isso, o apóstolo Paulo afirma: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4,13).
Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
di.vianfs@ig.com.br
FONTE: Dom Itamar Vian