A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou, nesta terça-feira (30), que dois dos sete pacientes internados com suspeita de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas tiveram regulação para Salvador. Ambos foram destinados ao Instituto Couto Maia, hospital de referência localizado no bairro de Cajazeiras. No entanto, apenas um paciente efetivamente chegou à capital até o momento.
De acordo com a Sesab, o medicamento utilizado como antídoto para casos de intoxicação por metanol já foi encaminhado à unidade de referência e poderá ser administrado caso o diagnóstico de envenenamento seja confirmado.
Os outros cinco pacientes permanecem internados no Hospital Geral Santa Tereza, no município de Ribeira do Pombal, onde seguem sob acompanhamento médico.
Ainda segundo a secretaria, as garrafas suspeitas de contaminação foram enviadas ao Laboratório Central de Polícia Técnica (LPT), em Salvador, onde passam por análises para identificar a presença de metanol.
Em nota, a Sesab informou que o caso está sendo acompanhado pelas equipes de vigilância à saúde do Estado e do município, em articulação com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia, com reforço na integração das ações de monitoramento e investigação.