Zé File foi eleito pelo PROS, numa coligação que deu apoio a Jairo Carneiro na eleição de outubro e reuniu ainda os partidos PP, PR e PSD.
É tido como ligado ao deputado licenciado e secretário estadual Fernando Torres.
Apesar disso, devido à postura adesista costumeira na política, havia dúvida sobre como se posicionaria na Câmara. Por exemplo, hoje o principal oposicionista de José Ronaldo no Legislativo é Edvaldo Lima, reeleito em 2016 pelo PP na mesma coligação de Filé. Mas na eleição de 2012, Edvaldo já estava neste partido e fez campanha com a oposição do município. Quando as sessões começaram, virou aliado de Ronaldo. Este período como governista até hoje lhe rende algumas gozações do líder do governo, José Carneiro.
Na primeira sessão de fato da legislatura, nesta manhã (20), Zé Filé apresentou dois requerimentos com questionamentos ao governo, que levaram a intervenções do líder de Ronaldo, José Carneiro.
Um, pedindo informações sobre arrecadação com a Contribuição para Iluminação Pública e outro questionando se o município recebeu pelas concessões do transporte coletivo para as empresas de ônibus.
No primeiro fez críticas ao desempenho da prefeitura na questão da iluminação pública e pela demora em providenciar a instalação de lâmpadas LED na cidade. Mas acabou aceitando retirar o requerimento diante do argumento do líder de que as informações solicitadas são públicas e que ele próprio, Carneiro, traria os dados em sessão posterior.
Ao abordar a questão das empresas de ônibus achou apoio na própria bancada governista. Zé Carneiro voltou a tentar a estratégia de dizer que o requerimento era desnecessário porque o edital era claro em exigir pagamento por parte das empresas para explorar o serviço.
Mas elas pagaram? Essa dúvida permitiu que os próprios governistas apoiassem o pedido de informação de Zé Filé. Na concessão feita no primeiro governo de Ronaldo também havia a obrigação de pagar, mas anos depois revelou-se que o valor não tinha sido pago, porque as empresas entraram na justiça pedindo uma compensação milionária, que incluía o perdão da dívida pela concessão.
O requerimento de Zé Filé acabou aprovado. Para a unanimidade, ficaram faltando apenas os votos do líder e do vice-líder (Carlito do Peixe) do governo.
Se Zé Filé fizer oposição a Ronaldo, somado a Edvaldo e Alberto Nery (PT) serão três opositores, como na legislatura passada.