Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, domingo, 09 de novembro de 2025

Glauco Wanderley

Gratidão é muito distante de medo, diz Ronny sobre José Ronaldo

Glauco Wanderley - 21 de Fevereiro de 2017 | 22h 19
Gratidão é muito distante de medo, diz Ronny sobre José Ronaldo

 

Durante quase uma hora o presidente da Câmara, Ronny, ocupou a tribuna da Câmara na manhã desta terça-feira (21), para relatar o jantar na casa do governador Rui Costa, que ele mesmo fez questão de espalhar ainda quando estava de saída do Palácio de Ondina, postando na internet o agradecimento pelo convite para repartir a mesa e conversar durante mais de três horas, segundo o seu relato.

Na longa explanação, interrompida muitas vezes por apartes dos colegas, o presidente da Câmara fez um histórico de sua trajetória política, reconheceu o papel primordial exercido pelo prefeito José Ronaldo nos primeiros passos, disse que foi o prefeito quem o incentivou a se candidatar pela primeira vez a vereador e acrescentou que continua sendo um liderado do prefeito. Mas admitiu que conversou com Rui Costa sobre o futuro da política, em Feira e na Bahia. Admitiu também que havia partes da conversação que não poderia revelar.

Ao comentar o impacto que o jantar poderia ter em sua relação com o prefeito, disse que não tinha nada a esconder. “Tenho respeito por José Ronaldo. Tenho gratidão. Gratidão e respeito é muito diferente de medo. Tá muito longe”, avisou. Ao mesmo tempo, advertiu que “anda certo” e tem ajudado o governo.

Em meio a muitos elogios à cortesia e ao modo de fazer política do governador, mandou recado para quem recriminou a intimidade com o adversário do DEM.

“A forma de fazer política do governador Rui Costa é diferenciada das outras siglas”, avaliou, colocando a postura do petista como melhor do que a do PT e a do DEM.

Neste ponto partiu para a comparação com o prefeito de Salvador, ACM Neto e revelou o desgosto pelo fato do prefeito de Salvador ter ignorado a comenda Maria Quitéria, concedida por Ronny e que o homenageado jamais se dispôs a buscar. Ronny revelou que numa visita do político do DEM a Feira fez questão de saber o que pensava de receber a comenda. ACM Neto disse se sentir honrado, mas na prática não demonstrou interesse. “Dei em meados de 2014, passei inúmeros emails, inúmeros telefonemas e nunca tive retorno”, queixou-se.

De igual modo comparou o convite recebido de Rui com a postura do prefeito da capital. “Nesta casa ninguém nunca foi chamado por ACM Neto”, registrou, lembrando que o político é considerado como a maior liderança de oposição a Rui.

Ronny cobriu de elogios o metrô, obra do governo do estado (“uma das obras mais importantes já vistas na história da Bahia”) e acrescentou que o governador pediu sua presença — com os vereadores que desejar chamar — em todas as ações do governo do estado de que vier participar em Feira de Santana, prometendo telefonar pessoalmente. “A política é o carinho. A política é atenção. E eu nunca tive”, queixou-se, ainda enquanto se referia a ACM Neto.



Glauco Wanderley LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje