Vereadores dizem que Justiniano articulou chapa de Tourinho - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de março de 2024

Glauco Wanderley

Vereadores dizem que Justiniano articulou chapa de Tourinho

Glauco Wanderley - 16 de Março de 2017 | 12h 06
Vereadores dizem que Justiniano articulou chapa de Tourinho
Eremita contou que Justiniano a procurou pessoalmente para pedir voto em Tourinho

 

O vereador Roberto Tourinho chegou a ter nove votos prometidos para presidir o Legislativo, após articulações iniciadas pelo vereador reeleito Justiniano França (atualmente afastado para comandar a secretaria de Serviços Públicos). Mas as conversas não progrediram e Tourinho nem sequer foi candidato no dia 1 de janeiro, quando Ronny foi eleito para o período de 2017/2018, com 19 dos 21 votos possíveis.

“Só faltavam dois votos”, lamentou a vereadora Eremita Mota, que levantou o assunto durante a discussão do projeto que permitiu a reeleição para a presidência, o que vai proporcionar que Ronny possa presidir a Câmara indefinidamente.

A revelação deixou indignado o líder do governo, José Carneiro. “Se Justiniano fez isso com a senhora vou dizer que é homem de duas caras”, criticou, explicando que para ele, Justiniano indicou Ronny como candidato.

Tourinho também se manifestou, confirmando e detalhando a informação trazida por Eremita. Contou que no dia 3 de outubro, o dia seguinte à eleição de 2016, recebeu telefonema de Justiniano e participou de reunião na casa de Zé Chico, que foi candidato a deputado federal em 2014. 

Os encontros prosseguiram e em determinado ponto chegou-se ao número de nove vereadores, segundo Tourinho e Eremita (por sinal os únicos que não votaram em Ronny na eleição para a presidência).

Com esse quadro, os articuladores chegaram a escolher os nomes para a disputa. Tourinho contou que numa conversa com Justiniano e Cadmiel, esboçou uma chapa num guardanapo.

Nem Tourinho nem Eremita souberam explicar porque o suposto grupo de apoiadores do opositor de Ronny abandonou o barco e aderiu em massa à candidatura do atual presidente. Justiniano não veio a público comentar o episódio.

REELEIÇÃO APROVADA

Na sessão de ontem (15), os vereadores voltaram a permitir a reeleição para a presidência na mesma legislatura. Ou seja, Ronny poderá se candidatar para comandar o Legislativo no período 2019/2020.

A reeleição tinha sido extinta com emenda à Lei Orgânica de José Carneiro, que os vereadores aprovaram em dezembro. Ao anunciar o voto contrário à nova emenda, o líder disse que sua posição era pessoal e não do governo. Mas cobrou dos colegas explicações sobre porque tinham se “arrependido” do voto contra a reeleição, dado no final do ano passado.

Tourinho também votou contrário à emenda (de autoria de Isaías de Diogo). “Lei não pode ser como couro de cobra, pra não usar outra expressão. Lei não é estica e puxa. Lei não pode ser feita de encomenda. Porque nós passamos. Uma lei não pode ser votada para beneficiar Ronny ou não beneficiar. Porque Ronny hoje é vereador presidente, amanhã pode não ser. Eu sou vereador, amanhã posso não ser. As leis podem e devem ser feitas para a cidade independente de quem seja o presidente”, apelou.

A emenda acabou aprovada, com os votos contrários de Tourinho e Zé Carneiro e as abstenções de Eremita e Edvaldo Lima. Na semana que vem a emenda será votada em segundo turno.



Glauco Wanderley LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje