Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, quarta, 08 de julho de 2026

Saúde

Com estoque baixo, Banco de Leite do Hospital da Mulher precisa de doações

28 de Setembro de 2021 | 10h 07
Ouvir a matéria:
Com estoque baixo, Banco de Leite do Hospital da Mulher precisa de doações
Foto: Divulgação/PMFS

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Inácia Pinto dos Santos (HIPS), em Feira de Santana, vive um momento crítico. Com um nível de estoque baixo, a unidade, mais conhecida como Hospital da Mulher, corre o risco de não conseguir atender à demanda diária de bebês que não podem receber o alimento diretamente de suas mães.

Para regularizar a situação, a instituição necessita do apoio da comunidade. Por isso, solicita às lactantes feirenses que se empenhem em ajudar, através da doação do leite materno.

De acordo com Nadja Vieira, coordenadora do BLH, mesmo com a campanha Agosto Dourado, criada com o intuito de incentivar a amamentação e conscientizar sobre a importância da doação de leite, não foi possível elevar o estoque a ponto de mantê-lo estável por, pelo menos, seis meses.

Isto porque, segundo a gestora, as doações diminuíram, sobremaneira, durante o inverno. "Durante a campanha, coletamos apenas 49 litros de leite materno e distribuímos 43 litros. Até o momento, nós temos uma reserva de 174 litros. No entanto, é necessário, para mantermos o estoque nos próximos seis meses, pelo menos, 366 litros do alimento", destacou.

Nadja Vieira disse, ainda, que, todos os dias, são distribuídos entre 2,5 e 3 litros de leite humano. A distribuição prioriza os prematuros e os bebês de baixo peso internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), Unidades de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e Unidades de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, até os primeiros seis meses de vida, o bebê deve ser alimentado, exclusivamente, com leite materno. Esta regularidade é fundamental para o desenvolvimento e a saúde dos recém-nascidos. Por isso, a coordenadora apela às mães que produzem o alimento em excesso que exerçam o gesto da doação.

Ela lembrou que o Hospital da Mulher oferece o serviço de coleta do leite em domicílio. "Toda mulher sadia que esteja amamentando e com leite além da necessidade do seu filho, pode doar. É possível que o alimento seja retirado e armazenado na própria casa da doadora, até que as equipes do Banco de Leite ou do Corpo de Bombeiros façam a coleta. Isso é feito duas vezes por semana", explicou.

O Banco de Leite Humano funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Interessadas em doar devem manter contato através dos números (75) 3602-7156 e 3602-7100.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje