Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, quinta, 28 de maro de 2024

Saúde

Hospital da Mulher realiza fisioterapia pélvica em gestantes

26 de Maio de 2022 | 12h 25
Ouvir a matéria:
Hospital da Mulher realiza fisioterapia pélvica em gestantes
Foto: Fátima Brandão

Gestantes acompanhadas pelo Hospital da Mulher têm acesso ao serviço de fisioterapia pélvica. A assistência previne e trata as disfunções do assoalho pélvico, eu é composto por um grupo de músculos, ligamentos e nervos que dão sustentação a órgãos e tecidos, dentre eles, a bexiga, a uretra e o útero.   

Por mês, cerca de 150 pacientes passam pela fisioterapia pélvica. O atendimento também é voltado para preparar as gestantes para o trabalho de parto, através da respiração, fortalecimento, mobilização e massagem perineal.

De acordo com Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), o Hospital da Mulher vem realizando o serviço desde março de 2021. “Através da interação entre as equipes médicas especializadas em ginecologia e urologia, é possível planejar e direcionar condutas preventivas que minimizam as consequências pós-parto e auxiliam no processo de desospitalização”, explica.

De acordo com a fisioterapeuta obstétrica Débora Gomes, o método pode ser indicado para qualquer idade. “A fisioterapia pélvica desenvolve um trabalho de prevenção, a fim de evitar possíveis disfunções no período gestacional e no pós-parto. O atendimento é voltado tanto a gestantes adolescentes quanto a idosas. Essa é uma especialidade que busca fortalecer a região do assoalho pélvico, bem como prevenir disfunções”, ressalta.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje