Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, quinta, 09 de julho de 2026

Saúde

Sesab emite alerta sobre sintomas da varíola dos macacos

30 de Maio de 2022 | 10h 16
Ouvir a matéria:
Sesab emite alerta sobre sintomas da varíola dos macacos
Foto: Getty Images/via BBC

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu um alerta, aos municípios, sobre os sintomas da varíola dos macacos. Até o momento, nenhum caso da doença foi registrado em nível estadual.

De acordo com o G1 BA, apesar de ser transmitida pelos primatas, a varíola dos macacos também pode ser propagada por outros tipos de animais, a exemplo dos roedores. A doença provoca sintomas semelhantes aos da varíola humana.

O infectologista Antônio Bandeira, que atua como técnico de vigilância epidemiológica da Sesab, explicou que o principal indício da doença é a formação de lesões purulentas na pele. “Basicamente, o que vai chamar atenção é o indivíduo que viajou – ou vem de fora – e apresenta o que a gente chama de lesões vesiculares pustulosas. Ela começa na cabeça, passa para o tronco e depois tem uma distribuição centrífuga para os membros. É associada sempre a febre, dor de cabeça, dor nas costas e no corpo. Mas o que vai realmente chamar a atenção são essas feridas no corpo”, destacou.

O contágio pode ser evitado pelo uso de máscaras e pela constante higiene das mãos, como no caso da Covid-19. Ao G1, o médico disse, ainda, que a varíola dos macacos é altamente transmissível, podendo levar ao óbito.

Ele salientou que o órgão vê com bastante preocupação a propagação da doença. “A qualquer momento, pode acontecer um caso de varíola dos macacos, até porque, no mundo, tem crescido muito e a Bahia é um destino turístico muito forte. Pessoas de fora chegam aqui o tempo todo e temos, com os países europeus, uma grande comunicação. Temos voos diretos, inclusive, para Portugal e Espanha, e isso facilita muito”, advertiu.

Outros estados que emitiram alertas aos seus municípios foram: Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. O foco de atenção dos comunicados são os aeroportos.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje