A adição do remédio atende a uma recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), órgão ligado à pasta. Conforme a portaria, o medicamento deverá ser oferecido à população no prazo máximo de 180 dias.
A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela perda progressiva da massa óssea. Com o tempo, ela torna os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas, porque compromete a estrutura dos tecidos responsáveis pela formação dos mesmos. A enfermidade é a principal causa de ruptura óssea em pessoas acima dos 50 anos.
O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde também disponibiliza, no âmbito do SUS, vitamina D, cálcio, raloxifeno, estrógenos conjugados, calcitonina (spray nasal) e os bisfosfonatos orais (alendronato e risedronato) para tratar a doença.
Segundo o portal Notícias ao Minuto, a Conitec informou que a incorporação do ácido zoledrônico se deve, dentre outras razões, à alta capacidade que o medicamento tem de se ligar ao osso mineralizado. A substância age rapidamente, inibindo o desequilíbrio entre a reabsorção de cálcio e a remodelação óssea.