Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, quinta, 09 de julho de 2026

Saúde

Centro de Zoonoses inicia, no próximo dia 8, campanha de vacinação contra a raiva na zona rural de FSA

29 de Julho de 2022 | 11h 32
Ouvir a matéria:
Centro de Zoonoses inicia, no próximo dia 8, campanha de vacinação contra a raiva na zona rural de FSA
Foto: Thiago Paixão/PMFS

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Feira de Santana, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciará a campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva no próximo dia 8, na zona rural da cidade. A imunização seguirá até o dia 10 de setembro. O primeiro distrito contemplado será Humildes.

A programação, no entanto, também será ampliada aos bairros da zona urbana, mas só a partir do dia 13. A aplicação das doses vai ocorrer sempre aos sábados, das 8h às 16h30. Somente este ano, durante a vacinação de rotina, foram imunizados 9,5 mil animais.

De acordo com a médica veterinária e coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro, o objetivo é “realizar uma ação de vacinação rápida e sem aglomeração”. Podem ser vacinados cães e gatos a partir dos 3 meses de idade.

Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas. Já os cães precisam ser conduzidos em coleiras, guias ou correntes. Caso o proprietário possua o cartão de vacinação do animal, a orientação é levar o documento.

LETAL – A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que pode ser transmitida aos seres humanos por meio da saliva de animais infectados. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, salivação excessiva, espasmos musculares, paralisia e confusão mental. Incurável, a hidrofobia, como também é conhecida, é letal em 100% dos casos, após o aparecimento dos sinais clínicos, daí a importância de não negligenciar a vacinação dos bichos de estimação.

As autoridades sanitárias orientam as pessoas mordidas por animais suspeitos de portar a doença ou que não estejam vacinados a tomarem a versão humana do imunizante, disponível na rede pública de saúde, imediatamente após o incidente.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje