Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, quinta, 09 de julho de 2026

Saúde

Serviço de fisioterapia da Rede Municipal de Saúde realizou mais de 12,5 mil atendimentos, este ano, em Feira

01 de Setembro de 2022 | 11h 17
Ouvir a matéria:
Serviço de fisioterapia da Rede Municipal de Saúde realizou mais de 12,5 mil atendimentos, este ano, em Feira
Foto: Divulgação/PMFS

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), setor ligado ao Departamento de Atenção Primária à Saúde da Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS) realizou 12.559 atendimentos, somente este ano, em Feira de Santana, oferecendo serviços nas esferas ambulatorial e domiciliar. 

É por meio do órgão que a pequena Geovana, de seis anos, recebe atendimento de fisioterapia motora e respiratória, duas vezes por semana, em casa. A menina é moradora do distrito da Matinha e é portadora de paralisia cerebral provocada pela síndrome Congênita do Zika Vírus.

Com o acompanhamento, a mãe da garota, Diana Santos, de 42 anos, diz que tem percebido melhoras no desenvolvimento da filha. “Antes, Geovana tinha dificuldade de se movimentar e até de se alimentar. Ela iniciou o acompanhamento com o fisioterapeuta e, agora, consegue desenvolver movimentos que melhoraram sua qualidade de vida. Fico bastante feliz em ver a evolução. Sou muito grata pelo serviço. Toda a equipe está de parabéns”, elogia. 

Segundo o fisioterapeuta Marco Antônio Dantas, o tratamento domiciliar é voltado a pessoas com critérios específicos, que não têm condição de se deslocar até as unidades de saúde, como é o caso de Geovana.

O serviço também realiza encaminhamentos para consultas com médicos e outros especialistas. “A gente nota a melhora muscular do tronco e do pescoço. Atualmente, ela olha as pessoas, consegue manter o pescoço firme, brincar, sorrir. Esse é o melhor presente que a gente tem”, avalia o profissional. 

Para solicitar a assistência da equipe do NASF, é necessário realizar solicitação na unidade de saúde mais próxima da residência. A pessoa passa por avaliação de um profissional e é definida a conduta ideal. 

O NASF é composto por uma equipe multiprofissional, com assistente social, nutricionista, educador físico, psicólogo e fisioterapeuta. Junto à equipe da unidade básica, os profissionais desenvolvem um serviço que abrange toda a comunidade.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje