Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, quinta, 09 de julho de 2026

Saúde

Mais 12 bairros de Feira serão contemplados com vacinação para cães e gatos, neste sábado (10)

09 de Setembro de 2022 | 10h 45
Ouvir a matéria:
Mais 12 bairros de Feira serão contemplados com vacinação para cães e gatos, neste sábado (10)
Foto: Valdenir Lima//PMFS

A campanha de vacinação contra a raiva destinada a cães e gatos segue, em mais 12 bairros de Feira de Santana, neste sábado (10). A aplicação da vacina acontece das 8h30 às 16h30, nos postos de saúde do Campo do Gado Novo, Sobradinho, Parque Sevilha, Pampalona, Sítio Novo, Mangabeira, Parque Brasil, Alto Papagaio, Santo Antônio dos Prazeres, Kalilândia, Baraúnas e Queimadinha.

A vacinação dos animais também pode ser realizada no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado na Avenida Eduardo Fróes da Mota, S/N. Na sede do órgão, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Nos sábados, o CCZ também funciona, das 8h30 às 16h30. 

Animais a partir dos 3 meses de idade podem ser imunizados. Felinos devem ser transportados em caixas apropriadas. Já os cães precisam ser conduzidos em coleiras, guias ou correntes. A orientação é levar o cartão de vacina, caso o animal possua.

Este ano, já foram vacinados 28.271 animais, na cidade. A meta da Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS) é imunizar 44.144 cães e gatos. “Garantindo a imunização, podemos ter maior controle da transmissão da doença, que afeta animais e humanos”, enfatiza Mirza Cordeiro, médica veterinária e coordenadora do CCZ.

A raiva, também conhecida como hidrofobia é uma infecção viral grave, que costuma ser letal em quase 100% dos casos. A transmissão ocorre por meio do contato com a saliva de animais contaminados. A única forma de prevenção é a vacina, cuja versão humana está disponível nos posto de saúde do Município.

A aplicação do antígeno desenvolvido para os seres humanos se restringe a pessoas mordidas por animais infectados ou com suspeita da doença. O imunizante também é administrado nos casos de mordeduras em que não se sabe se o animal está vacinado. É imprescindível buscar uma unidade de saúde o mais breve possível, após o ataque. Apenas assim há chance de a doença não se desenvolver.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje