Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, sexta, 10 de julho de 2026

Saúde

Feira confirmou 218 casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti em 2022

24 de Fevereiro de 2023 | 12h 42
Ouvir a matéria:
Feira confirmou 218 casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti em 2022

A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Vigilância Epidemiológica, identificou 218 casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti no ano passado. Sendo 146 confirmados para dengue, 66 chikungunya e 6 para o zika.

Entre os bairros com as maiores notificações de dengue estão: Campo Limpo (80), Tomba (70), Gabriela (62), George Américo (60), Aviário (43), Rua Nova (36), Conceição (36), Asa Branca (36), Conj. Feira X (36), Parque Ipê (35), Mangabeira (31), Jardim Cruzeiro (29) e Queimadinha (29). Nos distritos estão Humildes (92), Maria Quitéria (22) e Matinha (13).

De acordo com Síntia Sacramento, coordenadora do Centro Municipal de Referência em Endemias, as chuvas de verão e a alta temperatura aceleraram o desenvolvimento do Aedes aegypti.

"O acúmulo de água em reservatórios desprotegidos se torna um ambiente favorável para reprodução do mosquito, é um fator de aumento da proliferação. Com isso, estamos orientando os agentes de endemias para intensificar as ações educativas junto à população", explicou a coordenadora.

A coordenadora ainda destaca que o trabalho do órgão municipal é realizado diariamente e é importante a conscientização da população no combate ao mosquito.

O Centro Municipal de Referência em Endemias orienta os moradores que evitem o acúmulo de água em recipientes, mantenham os quintais limpos e que não deixem tanques de água descobertos.

O morador que não estiver em casa no momento em que o agente de endemias passar no local recebe um panfleto informativo do dia em que o profissional esteve na residência e a solicitação para agendar uma nova visita através do aplicativo Fala Feira ou pelo número 156. O recurso disponibilizado pela Prefeitura é uma ferramenta que auxilia no controle das arboviroses no município.

 

 

 

 

 

FONTE: PMFS



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje