Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, sexta, 10 de julho de 2026

Saúde

CMPC e CMDI superam metas de atendimento e diminuem tempo de resposta a pacientes, em FSA

12 de Setembro de 2023 | 11h 59
CMPC e CMDI superam metas de atendimento e diminuem tempo de resposta a pacientes, em FSA
Fotos: Izinaldo Bezerra e Fatima Brandão

Os equipamentos de saúde administrados pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltêz (CMPC) e o Centro Municipal Diagnóstico por Imagem Eugênio Laurine (CMDI) têm desempenhado um papel fundamental no município, ao superarem metas de atendimento e reduzirem o tempo de resposta. 

Ao longo de uma década de serviços prestados à comunidade, o CMPC ultrapassou a notável marca de 800 mil atendimentos, incluindo consultas e exames, com destaque para um total de 481.635 exames de Ultrassonografia. No mesmo período, o CMDI registrou mais de 360 mil atendimentos, realizados através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS), em 2023, o CMPC não apenas alcançou, mas também superou as metas de tempo-resposta no atendimento aos pacientes do município e de outras regiões, por meio da regulação, reduzindo, significativamente, o tempo de espera para assistência médica. De janeiro a agosto deste ano, diz o governo, foram realizados 35,9 mil atendimentos, incluindo exames e consultas. 

A gama de serviços oferecidos inclui: biópsias, coletas de material, colonoscopias, eletrocardiogramas, exames citopatológicos cérvico-vaginais, eletrocauterizações, inserções e retiradas de Dispositivo Intra Uterino (DIU), punções da mama, retrossigmoidoscopias, ultrassonografias e consultas com 15 especialidades médicas. 

A consulta ginecológica obstétrica foi a mais procurada, com 31.818 consultas realizadas. Depois, os exames citopatológicos cérvico-vaginais, que totalizaram 60.408 exames, e as ultrassonografias, que ultrapassaram a marca dos 100 mil procedimentos.

A comerciária Raimunda Maria de Santana disse estar satisfeita com a agilidade do atendimento. "Pude realizar o preventivo. Já saí com o resultado e consegui marcar uma consulta com o ginecologista, sem perder um dia de trabalho", observou.

A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, atribui a satisfação dos pacientes aos investimentos em equipamentos de alta tecnologia, à capacitação dos profissionais e à rapidez no atendimento. "Realizamos ações importantes, ao longo do ano, como mutirões, aos sábados, nos dois equipamentos públicos, que visam reduzir a fila de espera e diminuir o tempo de resposta. Essa abordagem não apenas favorece o diagnóstico médico, mas também evita situações que poderiam resultar em intervenções tardias ou desnecessárias", destacou.



Saúde LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje