É grande a chance da
Feira de Santana não contar com nenhum time na primeira divisão do futebol
baiano ano que vem. O Fluminense de Feira, o Touro do Sertão, já se encontra na
Série B há duas temporadas consecutivas. Em 2024, mais uma vez, terá a chance
de sair do limbo, retornando à elite do futebol estadual.
O Bahia de Feira, por
sua vez, chega à última rodada da primeira fase da Série A em situação
delicada. Conquistou apenas cinco pontos até aqui. Na tabela, só pode alcançar o
Itabuna – que tem seis – e o Atlético de Alagoinhas, que tem sete. Precisa
vencer e torcer para que seus adversários, no máximo, empatem, pois caem duas
equipes.
O Tremendão até joga em
casa, na Arena Cajueiro, mas encara adversário indigesto. A Juazeirense,
adversária no domingo (03), tem 14 pontos e precisa vencer para assegurar vaga
nas semifinais do estadual. Ao Bahia de Feira só resta vencer: um empate é o
suficiente para condená-lo à Série B.
O que anima é que os adversários
diretos enfrentam páreos duros. A pior situação é a do Itabuna, que joga em
casa, mas encara o Vitória. O Atlético de Alagoinhas também decide sua vida em
casa, enfrentando o Barcelona de Ilhéus, terceiro colocado. São grandes as
chances de que os rivais percam pontos contra estes adversários. Mas o
Tremendão precisa fazer a sua parte, vencendo.
No começo da década
passada o futebol feirense viveu momentos mais felizes. Havia três times na
elite do Campeonato Baiano: além de Bahia e Fluminense de Feira, ainda havia o
Feirense, que se manteve por algumas temporadas na Série A. O Bahia de Feira,
inclusive, foi campeão estadual em 2011 e ficou com o vice em 2019 e 2021.
O futebol feirense só
ficou um ano sem representante na Série A. Foi em 1999, já que o Fluminense de
Feira havia caído no ano anterior. Caiu mas subiu logo na sequência, conquistando
a classificação numa eletrizante disputa de pênaltis contra o Galícia, naquele
mesmo 1999.
Assim, o risco da Feira de
Santana ficar longe da Série A é grande, logo agora que a prefeitura anunciou
uma milionária parceria público-privada para administrar o Joia da Princesa...