Com
o início de junho, começou o espocar de fogos nas noites feirenses. Parte
deles, como se sabe, deve-se às celebrações da trezena de Santo Antônio,
tradicional por aqui, que terminou ontem (13). Foguetório amplo, a fumaça densa ganhando
os céus, brilhante, refletindo a luz das lâmpadas da iluminação pública.
Junto
com a trezena, é claro que há, também, o foguetório do futebol, as torcidas
seguem comemorando. Mas existem também
os que aguardam com ansiedade a chegada dos festejos juninos. São esses que,
mesmo antes da chegada do São João, aproveitam para extravasar, soltando seus
fogos, extasiando-se com os sons, as luzes, as cores.
São
mais comuns nos finais de semana, mas arriscam-se também nas silenciosas noites
dos dias úteis. Entre eles, prevalecem as crianças. Inquietas, essas mal se controlam,
contando os dias para a mais aguardada festa da infância nordestina.
Fogueiras,
por enquanto, ainda são raras. Mas, pelas ruas, já é possível observar a
oferta, tabuletas de “vende-se” tentando despertar a atenção de quem passa.
Ostentam tamanhos variados, buscando satisfazer bolsos diversos.
Há,
também, mais vendedores de amendoim. O feirense, como se sabe, aprecia o
amendoim cozido, para além das festas juninas. Há demanda o ano todo. Mas a
quantidade de vendedores aumenta neste mês de junho. Típico da época é o forró,
o licor, as bandeirolas e os bolos de aipim, puba, fubá, milho.
Arrematando
a atmosfera junina, há a boa notícia da chuva persistente. Começou em meados de
abril e vem se renovando com regularidade. Na zona rural – e na cidade também –
a expectativa é por uma boa colheita de milho. Por aqui, o milho arde assado
nas fogueiras juninas, mas também é matéria-prima para inúmeros pratos da
culinária regional.
Depois
das temperaturas inclementes do El Niño,
está aí La Niña resfriando, trazendo
chuva. Como se sabe, o cenário junino exige a garoa, o frio moderado. Neste 13
de junho, dia consagrado a Santo Antônio, o cenário do São João se desenha com
perfeição.
Afinal, o feriado até cai
numa segunda-feira, assegurando mais um fim-de-semana prolongado...