Um cemitério localizado no estacionamento da Pupileira, na Santa Casa de Misericórdia, em Salvador, pode abrigar os restos mortais de mais de 100 mil pessoas, segundo uma pesquisa arqueológica divulgada na última semana pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). O local é apontado como o maior cemitério da América Latina já identificado.
A estimativa foi apresentada a representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e ArtÃstico Nacional (Iphan), da Fundação Gregório de Matos (FGM) e do Instituto do Patrimônio ArtÃstico e Cultural da Bahia (Ipac).
A descoberta foi feita durante uma pesquisa de doutorado conduzida por Silvana Olivieri, estudante da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O achado ocorreu após a comparação de mapas antigos com imagens atuais de satélite. As escavações tiveram inÃcio em 14 de maio deste ano, e os primeiros vestÃgios foram encontrados apenas três dias depois.
Apesar da relevância histórica, o espaço continua sendo utilizado como estacionamento da Santa Casa. O MP-BA solicitou que a instituição suspenda o uso da área até que as investigações e análises arqueológicas sejam concluÃdas.
A pesquisadora também pediu que o Iphan reconheça oficialmente o local como SÃtio Arqueológico Cemitério dos Africanos, em referência à s pessoas escravizadas que podem ter sido enterradas no espaço.