Os aeroportos Horácio de Mattos, em Lençóis, e o de Paulo Afonso, no extremo norte da Bahia, foram leiloados para a iniciativa privada pelo Ministério de Portos e Aeroportos. O certame, realizado na quinta-feira (27) como parte do programa AmpliAR, teve a GRU Airport — administradora do Aeroporto Internacional de Guarulhos — como vencedora.
Segundo o governo baiano, o objetivo da concessão é garantir novos investimentos para ampliar e modernizar as estruturas aeroportuárias, fortalecendo a aviação regional e ampliando a conectividade no estado.
“Essas concessões trazem investimentos para a Bahia e vão colocar os dois municípios na malha aérea nacional, permitindo a expansão do turismo e a atração de novos negócios”, afirmou o secretário estadual de Infraestrutura em exercício, Saulo Pontes.
Entre os 13 aeroportos ofertados no Norte e Nordeste, a GRU Airport apresentou propostas para 12 deles e, como foi a única interessada, venceu todos os lotes disputados. O investimento destinado às obras de modernização e ampliação está estimado em R$ 730 milhões.
O valor inicial previsto para o conjunto de aeroportos era de R$ 1,25 bilhão, mas acabou reduzido após a exclusão de algumas unidades do leilão, entre elas o aeroporto de Guanambi.