Entre os dias 24 de dezembro e 5 de janeiro, cerca de 1,4 milhão de veÃculos devem trafegar pelas rodovias da Bahia administradas pelas concessionárias Bahia Norte e Litoral Norte. A estimativa é para os sistemas BA-093 e BA-099, que recebem grande fluxo durante as festas de fim de ano.
Para atender à alta demanda do perÃodo, as concessionárias irão operar com esquemas especiais, com reforço operacional e medidas voltadas à segurança viária e à fluidez do tráfego.
BA-099 (Estrada do Coco e Linha Verde)
A expectativa é de que mais de 500 mil veÃculos circulem pela BA-099 ao longo do perÃodo. O fluxo deve ser mais intenso nos dias 24 e 27 de dezembro, quando são esperados cerca de 147 mil veÃculos, principalmente nos horários de pico. Entre os dias 28 e 29 de dezembro, a média diária prevista é de 74 mil veÃculos.
Na virada do ano, entre 30 de dezembro e 2 de janeiro, o tráfego tende a aumentar em função da maior presença de turistas em destinos do litoral. O dia de maior movimento deve ser 31 de dezembro, com aproximadamente 45 mil veÃculos, o que representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo perÃodo de 2024. O fluxo permanece elevado até o dia 5 de janeiro.
Como alternativa para evitar congestionamentos no trecho de Lauro de Freitas, os motoristas podem optar pela Via Metropolitana, que conecta a BA-526 Ã Estrada do Coco.
Sistema BA-093
Nas rodovias administradas pela Bahia Norte, a previsão é de circulação de cerca de 926 mil veÃculos entre o Natal e o inÃcio de janeiro. Os dias 24 e 26 de dezembro devem estar entre os mais movimentados, com estimativas de 84 mil e 85 mil veÃculos, respectivamente.
No dia 25 de dezembro, o tráfego esperado é de aproximadamente 59 mil veÃculos, número 33% superior ao registrado no ano passado. Com a proximidade do Ano Novo, o fluxo volta a crescer, especialmente no dia 29 de dezembro, quando são previstos mais de 90 mil veÃculos. Após a virada, entre 1º e 5 de janeiro, a média diária deve ficar em torno de 68 mil veÃculos.
Orientações aos motoristas
As concessionárias orientam os usuários a utilizarem tags eletrônicas de pedágio, que permitem a passagem sem parada e contribuem para a redução de filas e do tempo de viagem. Também é recomendado o pagamento com cartão de débito ou por aproximação.
Nos dias de maior movimento, as praças de pedágio contarão com equipes extras do serviço Papa-Filas, com o objetivo de agilizar o atendimento e melhorar a fluidez do tráfego.