Com o avanço da longevidade da população brasileira, cresce também a importância de uma abordagem integrada e humanizada no cuidado com a pessoa idosa. Atenta a esse cenário, a equipe de geriatria do Instituto de Saúde Corpo e Mente vem fortalecendo um modelo de atendimento multidisciplinar, voltado para o envelhecimento saudável, com foco na autonomia, funcionalidade e qualidade de vida na terceira idade.
O trabalho é conduzido por uma equipe especializada, formada por médico geriatra, fonoaudióloga com atuação em geriatria e gerontologia, terapeuta ocupacional e outros profissionais da área da saúde, que atuam de forma conjunta para oferecer um cuidado individualizado e completo. “Hoje, o olhar para o idoso precisa ir além da doença. Trabalhamos com uma equipe integrada para preservar a funcionalidade, estimular a autonomia e garantir um envelhecimento mais ativo”, explica Igor Queiroz, médico geriatra.
A fonoaudiologia geriátrica também tem papel fundamental nesse processo, especialmente na prevenção e no tratamento de alterações da comunicação, deglutição e cognição. “Atuamos de forma preventiva e terapêutica, sempre integrados à equipe de geriatria, pensando no idoso como um todo, respeitando suas necessidades e sua história”, destaca Kelly, fonoaudióloga especialista em geriatria e gerontologia.
Outro diferencial do Instituto é a adoção de tecnologias que contribuem para o cuidado da população idosa, como o uso do laser terapêutico, aplicado de forma segura e direcionada. “Além de um atendimento acolhedor e individualizado, contamos com recursos tecnológicos que potencializam os resultados dos tratamentos, sempre com foco nessa população”, pontua Kelly Vieira, responsável pela aplicação da tecnologia no Instituto.
Encerrando a proposta de cuidado integral, a sócia do Instituto de Saúde Corpo e Mente reforça a importância de olhar para o envelhecimento de forma ampla e contínua. “Nosso compromisso é oferecer um cuidado que una ciência, acolhimento e propósito, respeitando a individualidade de cada idoso e promovendo mais autonomia, funcionalidade e qualidade de vida em todas as fases do envelhecimento”, afirma Marina Maia, CEO do Instituto de Saúde Corpo e Mente.