Inep oferece declaração que permite matrícula na Educação Superior - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sábado, 31 de janeiro de 2026

Educação

Inep oferece declaração que permite matrícula na Educação Superior

30 de Janeiro de 2026 | 16h 21
Inep oferece declaração que permite matrícula na Educação Superior
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza, a partir desta sexta-feira (30), a declaração de conclusão do Ensino Médio. Estão aptos a requerer o documento os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que buscaram a certificação desta etapa de formação e alcançaram a pontuação mínima exigida no edital.

O documento está publicado na Página do Participante do Enem, no portal do Inep. Para obter a certificação, é preciso ter mais de 18 anos na data da prova e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos em cada área do conhecimento, bem como obter, pelo menos, 500 pontos na prova de redação.

Para que serve – A declaração autenticada pelo Inep permitirá a pré-matrícula em instituições de Educação Superior. Pela primeira vez, a certificação do Ensino Médio, obtida pela participação no Enem 2025, poderá ser usada no mesmo ano, para os interessados em participar das edições de 2026 dos processos seletivos do Ministério da Educação (MEC).

Conforme a pasta, é possível participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que teve o resultado individual divulgado nesta quinta-feira (29); do Programa Universidade para Todos (Prouni), com inscrições abertas até 29 de janeiro; e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que abrirá inscrições entre 3 e 6 de fevereiro.

Certificado digital – A declaração autenticada, emitida a partir de hoje, chega antes do certificado oficial de conclusão do Ensino Médio. A certificação digital definitiva sairá a partir do dia 2 de março.

A grande vantagem, diz o MEC, é que, agora, tudo será digital e feito por cinco Institutos Federais. Um em cada região do país.

Com a novidade, o participante com a pontuação mínima exigida no Enem não precisará ir até uma escola ou à sede de um instituto federal para solicitar a emissão do documento.

O sistema para emissão oficial do certificado de conclusão do Ensino Médio aos participantes ainda será disponibilizado no portal do Inep.

 

 

 



*Com informações da Agência Brasil.



Educação LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje