Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, quinta, 12 de fevereiro de 2026

Emanuela Sampaio

Judoca baiana Marcela Carvalho é Campeã da Copa Bahia Open de Judô que faz parte do Circuito Nacional e mira vaga internacional após superar cirurgias

11 de Fevereiro de 2026 | 12h 58
Judoca baiana Marcela Carvalho é Campeã da Copa Bahia Open de Judô que faz parte do Circuito Nacional e mira vaga internacional após superar cirurgias

Salvador (BA) - A judoca Marcela Carvalho, 16 anos, da categoria Cadete Sub-18 ( peso meio-médio), vive um dos melhores momentos da carreira. A atleta conquistou o título do Circuito Nacional da Bahia e agora se prepara para disputar o Campeonato Brasileiro Zonal, competição decisiva que vale vaga para o Circuito Europeu, Pan-Americano e Sul-Americano, além de pontuar para o ranking nacional.

A conquista marca o retorno de Marcela às grandes competições após um período delicado de recuperação. A atleta passou por uma cirurgia na clavícula, ficando mais de seis meses afastada dos tatames. Mesmo durante o processo de reabilitação, manteve os treinamentos físicos e seguiu um planejamento rigoroso para preservar o condicionamento e a performance.

O processo de recuperação contou com acompanhamento especializado. Marcela teve suporte do Instituto Casais, sob a coordenação do Dr. Lucas Casais, responsável pelo cuidado integral com a saúde da atleta e pelo acompanhamento nutricional, fator essencial para que ela atingisse o melhor nível de forma física no retorno às competições.

Além disso, o trabalho fisioterapêutico foi conduzido por Michel Aguiar, ex-integrante da Seleção Brasileira e profissional com passagem pelo Esporte Clube Vitória, contribuindo de forma decisiva para um retorno seguro e eficiente aos tatames.

Fora do esporte, Marcela também conta com o apoio do Colégio Anchieta, instituição que sempre incentivou sua trajetória esportiva, possibilitando a conciliação entre estudos e alto rendimento.

Patrocinada pela NutriMaster, por meio do programa Faz Atleta do Governo do Estado da Bahia, Marcela é considerada uma das promessas do judô baiano e brasileiro. Determinada, segue firme em busca do sonho olímpico, com foco no alto rendimento e na consolidação no cenário nacional e internacional.

“Passei por dois anos de lutas mentais, que são as mais difíceis. Em 2024 enfrentei uma cirurgia na mão e, em 2025 outra na clavícula, mesmo assim, sempre acreditei no meu potencial e na minha equipe. Vou trabalhar incansavelmente para estar nos Jogos Olímpicos e trazer uma medalha para minha família, para o meu estado e para o meu país”, afirma a atleta.

Marcela também destaca sua trajetória de superação no esporte de alto rendimento. “Quero mostrar que é possível superar desafios físicos e mentais, manter disciplina e alcançar a seleção, competindo em alto nível em todas as áreas”, conclui.



Emanuela Sampaio LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

Charge do Borega

As mais lidas hoje