Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • (75) 9707-1234
  • Feira de Santana, quinta, 25 de junho de 2026

Emanuela Sampaio

Médico Maurício Almeida conquista certificação internacional e transforma tratamento da dor

06 de Maio de 2026 | 08h 29
Médico Maurício Almeida conquista certificação internacional e transforma tratamento da dor

Após um processo de seleção exaustivo, que exigiu domínio técnico absoluto em provas teóricas, práticas e orais, o médico intervencionista Maurício Almeida conquistou uma terceira certificação internacional de Especialista em Dor pela World Intistute of Pain  o Certified Interventional Pain Sonologist (Cipps), primeiro certificado foi pela academia Americana de Medicina Regenerativa e o segundo, o Fellow of Interventional Pain Pratice (FIPP) também pela World Institute of Pain, Isso o coloca em grupo seleto de profissionais no Brasil, pois esta titulação não é apenas um reconhecimento acadêmico, mas uma garantia de que ele atua com os mesmos padrões de excelência aplicados nos maiores centros médicos do mundo. Ele ainda possui dois títulos nacionais: especialista em Anestesiologia e Dor e Acupuntura.

O caminho para essa conquista envolveu uma dedicação que extrapolou as fronteiras da medicina tradicional. Além do aprofundamento nas técnicas intervencionistas, o Dr. Maurício precisou investir intensamente no domínio do inglês para acompanhar as exigências globais da área, demonstrando que a atualização constante é o pilar de sua atuação. O resultado direto desse esforço é sentido no consultório: o médico agora aplica protocolos avançados que garantem uma precisão cirúrgica no tratamento de dores na coluna e articulações, utilizando suportes tecnológicos como a fluoroscopia e a ultrassonografia para intervenções guiadas por imagem em tempo real.

Essa tecnologia permite que Maurício Almeida identifique com exatidão o foco da dor, garantindo que o procedimento seja minimamente invasivo e extremamente seguro. Na prática, isso significa que riscos são reduzidos e a recuperação é acelerada, permitindo que muitos pacientes retornem para casa no mesmo dia. "A dor crônica deve ser encarada como uma epidemia silenciosa, muitas vezes agravada pelo sedentarismo e pela automedicação", alertou o médico. Ele reforça que a dor não deve ser normalizada e que o tratamento eficaz exige uma liderança médica capaz de integrar nutrição, fisioterapia e educação física.

À frente do Instituto Médico da Dor, no Edifício Premier, em Feira de Santana, Dr. Maurício Almeida reafirma que possui estrutura e conhecimento para realizar o que há de mais moderno na medicina, inclusive tratamentos voltados para atletas de alto rendimento. Em Salvador ele atente no Instituto de Alívio da Dor.



Emanuela Sampaio LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge

As mais lidas hoje