Site busca parentes que se desencontraram - Tribuna Feirense

Tribuna Feirense

  • Facebook
  • Twiiter
  • 55 75 99801 5659
  • Feira de Santana, sexta, 29 de março de 2024

Geral

Site busca parentes que se desencontraram

Batista Cruz - 02 de Outubro de 2015 | 16h 43
Site busca parentes que se desencontraram
Página inicial do site que ajuda a encontrar pessoas

Já na primeira semana de funcionamento, foram 16 reencontros confirmados e dezenas em investigação. O site social www.euteachei.com.br, criado pelo programador feirense Alberto Oliveira Júnior, está ajudando que parentes e amigos, depois de anos sem saber onde o outro está, tenham informações e se reencontrem. Para que as buscas sejam iniciadas, basta que o interessado preencha um formulário com nome, endereço, email, telefone fixo e celular (com o whatsApp), além da cidade e estado onde mora. Uma senha é liberada posteriormente.

Alberto Júnior diz que não o site não foi criado para que ex-casais se reencontrem ou que novos pares românticos sejam formados, mas com foco em familiares ou amigos que, por motivos pessoais ou não, ao longo dos anos perderam o contato. “Os resultados preliminares são muitos promissores”, avalia o programador. A quantidade de pessoas que buscaram o serviço já se aproxima de 200. E a tendência é de que com a popularização do site este número se multiplique.

Ele disse considerar a procura relativamente fácil e que geralmente as primeiras respostas aparecem em poucas horas. A ferramenta usada na busca da pessoa é a Justiça Eleitoral. Digita-se o nome da pessoa e da sua mãe, bem como a data de nascimento. “A varrição é feita pelo sistema, que elimina os homônimos. A gente vai até onde a legislação permite”, afirma. “O serviço é dificultado se não tiver o nome da mãe”, adverte.

Alberto Junior trabalha numa empresa que tem um grande banco de dados e se tornaram parceiros. “A gente vai em busca das informações pessoais que sejam públicas”.

As respostas à procura, diz o programador, geralmente são rápidas. A demora está relacionada aos contatos telefônicos que são feitos com a pessoa que está sendo procurada. Mas a boa notícia não é dada imediatamente, mesmo com a confirmação de que a busca foi positiva. “Para que a gente confirme a quem procura que a busca terminou, é preciso que o procurado autorize e informe o número do seu telefone, para que contatos posteriores sejam mantidos. Afinal, nem sempre quem sumiu quer ser encontrado por parentes”.

De posse das informações, é iniciada a segunda etapa, que é feita por meio de contato telefônico. “Teve uma pessoa que a gente conseguiu o número de um vizinho. Outra, entramos em contato com uma escola próxima da casa dele, que nos ajudou”.  Entre os casos solucionados dois baianos. Um de São Gonçalo dos Campos e outro de Salvador. “As reações são as mais diversas. Uma mulher nos manda diariamente e-mail nos agradecendo por ter encontrado seu parente”. O serviço é gratuito, mas Alberto Junior aceita doações.

O site mantém parceria com uma pessoa que mora na Holanda e que se dedica a oferecer este tipo de serviço a brasileiros que perderam seus vínculos com os parentes que residem no país. Há uma troca de informações. “Geralmente são pessoas que foram adotadas que desejam conhecer suas referências brasileiras”. Todo o serviço de investigação virtual é feito com a ajuda de Luis Carlos. Com a senha, o interessado pode logar e ver em que estágio está a procura. “Como todos estão ansiosos, a gente busca dar a resposta no mais curto espaço de tempo”. 

Foi por meio do site que a brasiliense Bruna Daniela, 19 anos, encontrou um dos seus seis irmãos, Tiago Henrique, 26, que também mora na capital federal e que, como os outros, foi adotado. “Fomos adotados e nunca mais tivemos contatos”, disse, por telefone.

Ela afirmou que já conversou com o irmão, também por telefone. “Vou continuar tentando encontrar os outros, mesmo que a minha mãe não goste de falar sobre o passado dela”. Bruna informa que ficou com os avós maternos e sempre manteve contato com a mãe dela. Para ela, o site encerrou a busca de um ano pelo irmão. Eles ainda não se encontraram pessoalmente. “O gelo está sendo quebrado”, justifica.



Geral LEIA TAMBÉM

Charge da Semana

charge do Borega

As mais lidas hoje