Ao longo destes últimos 20 anos, ao menos, o cenário político de Feira tem no deputado federal Zé Neto um de seus agentes políticos mais ativos. Muitos o acusam de ser desagregador, de ter afastado as demais lideranças do partido, o que teria limitado o crescimento da representação do PT na cidade. Os adversários aproveitaram para carimbar a marca de pouco controle emocional no deputado, em parte, pelas falas excessivas no rádio.
Não se pode, no entanto, ser negado o papel que ele teve em uma série de intervenções na cidade, sendo a maior, e mais transformadora, a Lagoa Grande, embora ela siga na espera infinita de ver cumprida a promessa do término das obras. É certo que esteve envolvido na grande infraestrutura de saúde montada aqui - reforma do HGCA, HGCA2, Hospital da Criança, Policlínica, UPA, e Unidade de Oncologia, no HDPA- e outras obras como abastecimento de água e Avenida Nóide Cerqueira.
Digo sempre que Feira tem menos do que merece por parte de todos os governos de Estado, mas menos na era petista do que na carlista, exceto com João Durval.
Mas voltando ao que falava, Zé Neto, nessa campanha adotou um tom inverso- foi menos agressivo que Colbert, ao menos nos debates que vi- e incorporou um empresário à sua chapa. A estratégia se mostrou adequada, tanto é que conseguiu liderar o primeiro turno e atingir quase 140 mil votos, no segundo turno, aproveitando o cansaço de parte dos eleitores com o longo tempo de poder do grupo que Colbert está filiado e superando sua marca histórica.
Não se pode negar a votação que teve, mesmo que parte seja volátil, e evidente que de forma legitima irá liderar a oposição e insatisfação que foi manifestada pelos eleitores feirenses. O que fará com essa responsabilidade é o que precisa ser observado.
O que ia comentar, no entanto, nada tem a ver com a política. Fiz um elogio no rádio, no Acorda Cidade, ao deputado, por seu exemplo de resiliência. Não é fácil perder tantas eleições e persistir buscando. Em um mundo de dificuldades, como o atual, essa é uma das maiores necessidades dos seres humanos. Resistir mesmo quando os resultados são adversos. E nisso, ele tem mostrado uma grande capacidade.