Após atravessar o deserto durante os anos do governo Rui
Costa, a UEFS, vive um período de fartura. O governador Jerônimo decidiu investir
na instituição e tem promovido uma revolução em sua estrutura física. É, sem
dúvida, o período de maior investimento desde que fiz meu concurso em 1993.
Diversos prédios estão sendo erguidos, praças ganhando piso e algumas bonitas e
amplas avenidas facilitam o trânsito dentro da Universidade. Aliás, esperamos
que o curso de Medicina seja contemplado com um espaço de formação adequado,
pois, é, o curso com a pior condição de funcionamento dentre todos, desde que a
sede anterior passou por um incêndio. Isso seria importante para a ampliação de
vagas e formação qualificada de um profissional que tem elevado potencial de
letalidade.
Outro aspecto extremamente louvável é a finalização do Auditório
Central que se arrastava por anos e o governador está concluindo e garantindo
condições dignas para as cerimônias de formatura e realização de eventos acadêmicos.
Outra unidade que está passando por uma revolução estrutural
é o Hospital Geral Clériston Andrade(HGCA) com ampliação contínua das instalações,
modernização da hotelaria que era insalubre- atualmente está entre as melhores
condições da cidade. Houve implantação de novos leitos e serviços especializados,
além de um Centro de Ensino e Treinamento e Hemodinâmica a serem entregues. As antigas
enfermarias, incompatíveis com a realidade do restante do hospital, devem ser
reformadas nesse período segundo a diretora do hospital, Cristiana França, que
está conduzindo as mudanças na unidade hospitalar.
Os aspectos positivos de uma administração pública devem ser
reconhecidos, assim como suas falhas. Na UEFS e no HGCA o governador Jerônimo
tem conduzido uma mudança merecedora de todos os elogios
FONTE: Sesab