O Mapa da Violência apontou, mais uma vez, Feira de Santana como uma
das cidades mais violentas do país, motivo pelo qual o combate à criminalidade
precisa ser tratado de forma especial em nossa cidade.
Em maio de 2023, o ex-ministro da Justiça e atual ministro do STF, Flávio
Dino, prometeu uma Delegacia da Polícia Federal para Feira de
Santana. Ao longo destes dois anos, cobramos inúmeras vezes o cumprimento da
promessa aqui no site, na coluna "Ponto a Ponto", no Rotativo News,
da Rádio Sociedade, inclusive na última segunda-feira. A lentidão da resposta
era exasperante enquanto o crime organizado estendia seus domínios.
Nesta semana, o deputado federal Zé Neto anunciou em suas redes
sociais que o Ministério da Justiça autorizou a instalação da delegacia com a
publicação de um decreto no Diário Oficial da União, no dia 1º de
agosto.
A delegacia contará com vários núcleos: Administrativo, Processamento de
Polícia Judiciária, Operações, Polícia Administrativa, Inteligência Policial e
Controle de Armas. Certamente, as operações policiais devem ser ampliadas com a
estruturação física e de pessoal.
Da mesma forma como criticamos, devemos elogiar o deputado Zé
Neto pelo seu empenho em viabilizar essa ampliação da Polícia Federal.