Evidente que as atitudes e motivações de Trump sofrem restrições em todo mundo e enfrentam sérios questionamentos, mas é claro, também, que termos um STF com ministros que tiveram seus vistos de acesso aos Estados Unidos cancelados e outro sancionado pela Lei Magnitsky não contribue para a imagem e qualificação da Suprema Corte. Aos olhos do mundo e em várias públicações no exterior duras acusações de violação ao devido processo legal e de autoritarismo tem sido feitas ao ministro Alexandre de Moraes. Acreditar que isso não afeta a imagem do Brasil trazendo insegurança jurídica e que o único prejuízo é os ministros não verem mais o Mickey é uma piada sem gosto ou maiores significados.
Há um evidente desconforto no STF e já há alguma dissidência no Tribunal ainda que sem arranhar a saga autoritária e de violações apontadas por centenas de juristas em todo país. É estranha a retórica de defesa da democracia sem garantir os plenos direitos democráticos, com a prática de censura de veículos de imprensa, bloqueio de plataformas digitais, atuação " criativa" para fazer relatórios. Os fatos mostrados pela Vaza Toga II revelando o gabinete paralelo estabelecido no Tribunal são estarrecedores. È possível que novas sanções sejam anuncidas pelo governo dos EUA desgastando ainda mais a imagem do Tribunal que já sofre a desconfiança de mais de 50% dos brasileiros conforme as pesquisas.
O autoritarismo para defender a democracia é uma contradição em si. O futuro não parece bom!