Enquanto todos os demais países negociam com os Estados Unidos o Brasil segue sem qualquer esforço feito pelo governo federal para tentar acordo com Trump. Ao contrário, cada vez mais Lula discursa contra o governo americano. Ao mesmo tempo, aproxima-se cada vez mais da China, da Rússia, do Irã países cujo poder é exercido por ditadores. lula, como é sobejament conhecido não perde a oportunidade de defender ditadores - como Maduro- deixando exposto, de forma clara e repetida que não é um militante da democracia, apenas se serve dela. O brasileiro certamente não aceita seu país viver de bajular criminosos de guerra, enforcadores de adversários e similares em detrimento da manutenção dos laços ocidentais. Evidente que a falta de negociação e novas e possíveis sanções devem colocar em risco o produtor brasileiro que vai pagar o preço da postura do governo federal que coloca a vaidade acima dos interesses da nação. A conta irá chegar.